» Post

A Torcida Gaviões da Fiel inaugura acervo histórico

No último sábado,19/01, a torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel, que neste ano completa cinquenta anos inaugurou seu acervo que fica localizado na Rua Cristina Tomaz – Bom Retiro, em São Paulo, na frente da quadra da torcida.

Estiveram presentes entre tantas figuras da história da torcida e do clube: Casagrande e Adilson Monteiro Alves que com Wladimir e Sócrates foram idealizadores da Democracia Corinthiana. 

Casagrande (ex-jogador), Dentinho (ex-presidente da torcida) e Adilson Monteiro Alves (ex-diretor da época da Democracia Corinthiana).

Em um momento do país de perda de direitos e que os ideais conservadores estão em evidência, é muito importante mostrar e preservar história.

Muitos escritores e pesquisadores alvinegros estiveram presentes como: Fernando Wanner (Série de livros Corinthiarte), Gilvan Ribeiro (Casagrande e seus demônios, Sócrates e Casagrande – uma história de amor), Poeta Lucão (O poeta das arquibancadas e o jogo do amor), Plínio Labriola (Gaviões da Fiel – Ensaios e etnografias de uma torcida organizada de futebol).

E lembramos que o atual governo tem o Major Olimpo (senador) como maior adversário das torcidas organidas a qual ele deseja acabar.

Em uma época de desconstrução de ideais humanitárias e sociais é digno de aplausos a iniciativa da torcida organizada.

A Gaviões, além de ser conhecida por sua paixão ao Corinthians, tem uma longa história política e de luta contra momentos ditatoriais. Na década de 60 gritava contra o ex-presidente Wadih Helu, abrindo a faixa com a frase ‘Anistia Ampla, Geral e Irrestrita’, e em um jogo contra o Santos, no estádio do Morumbi mostrando que a FIEL apoia a democracia. Também como suas partições cantando contra o Fernando Capez (PSDB), que a torcida chamava de “Ladrão da Merenda”, além e mandar recado até para Rede Globo e CBF via faixas, na arquibancada.

Daniel Augusto Junior, Antônio Carlos Fon, Francisco Malfitani, Lucas Toth (mediador), Adilson Monteiro Alves, Walter Casagrande e Celso Unzelte

Ou seja, além da festa na arquibancada e seu reconhecido amor ao clube que defende, a Gaviões tem consciência política. 

fotos: Acervo – Gaviões da Fiel

O Jornal Empoderado conversou com Fabio Lima, 25 anos, um dos integrantes do acervo e que gentilmente nos falou do projeto:

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade