Pesquisar
Close this search box.

» Post

4º AYÓ – Encontro Negro de Contação de Histórias – Edição Minas Gerais

Gente, chamamento geral!!!!

A gente tem falado muito sobre lugar de fala, ultimamente, sim?

Mas uma pergunta que não nos pode faltar e que nos faz compreender essa ideia é não somente sobre quem fala, mas…

A quem você escuta?

A quem você oferece ouvidos?

A quem você legitima a ser ouvido e legitima a falar sobre algo?

Pois então…

AYÓ Encontro Negro de Contação de Histórias é um projeto independente que zela pela tradição oral de nossos mais velhos. A partir da reunião de artistas negrxs promovemos anualmente um encontro itinerante que circula o país exaltando e celebrando nossas raízes ancestrais africanas e afro-brasileiras.

Este ano pousaremos em Minas Gerais e teremos a honra de receber as grandiosas mestras Conceição Evaristo e a matriarca do Quilombo Manzo Kaiango, D. Efigenia Maria da Conceição – Mametu N’kise Muiandê.

Venha com a gente nessa caminhada bonita! Colabore, contribua, compartilhe, divulgue e ajude a construir um encontro digno onde a palavra nos guiará <3

Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ayo-minas

Link do evento: https://www.facebook.com/events/191154888267667/

AYÓ – do Yorubá “Exaltação, felicidade” – é um festival independente que celebra a tradição oral africana e afro-diaspórica. AYÓ Encontro Negro de Contação de Histórias segue para a sua 4ª edição pela primeira vez em Minas Gerais no ano de 2018 já tendo sido realizado nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. O encontro acontece anualmente de forma independente e nasce do desejo de reunir e disseminar histórias afro-brasileiras e africanas contadas por pessoas negras, além de acolher profissionais de tradição oral no Brasil, na América Latina e na África. 

Deste modo, Ayó é uma ferramenta de luta e resistência da população e dos profissionais da tradição oral afrodescendentes no país e no mundo, que buscam reafirmar o local de fala e o protagonismo de nossas verdadeiras narrativas, contadas em primeira pessoa e gestadas em meio as artes e a resistência político-racial com intuito de preservar a memória e o saber de nossos mais velhos, assim como assegurar a caminhada de nossos mais novos.

Esse ano nossa convidada de Honra será a rainha Conceição Evaristo, vamos celebrar sua arte, sua escrevivência e sua pessoa extraordinária. 

“A gente chama AYÓ! E todos os sopros se encontram!”

#PraCegoVer: fotografia colorida que mostra ao fundo um quintal com árvores, e à frente mostra uma mulher negra vestida com turbante que sorri, enquanto segura uma boneca negra que usa um longo vestido amarelo e lantejoulas brilhantes.

Por Nathalia Grillo

 
Imagens de Ayó Minas Gerais
Ayó Rio de Janeiro
Nathalia Grillo, do Rio de Janeiro, contadora de histórias e responsável e idealizadora de Ayó: Encontro negro de contação de histórias

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade