» Post

“O REPRESENTE” une pré-candidatos para debaterem suas ideias de campanhas

 
 
 
Aconteceu neste sábado (23/6) o evento REPRESENTE!, um encontro com bate-papo entre os pré-candidatos a deputados(as) estaduais e federais para as eleições de 2018. Foi uma tarde de troca de ideias entre candidaturas negras.
 
O encontro começou com palestra o professor Dr. Osmar Teixeira Gaspar, que, de maneira didática, trouxe um panorama político e mostrou a forma com que os partidos lidam com a presença de candidatos negros que aspiram posições nas casas legislativas.
 
O Represente! foi organizado pelo Movimento da Mulher Negra Brasileira, em parceria com o Aristocrata Clube e a Zaion Eventos. A ideia foi tratar as candidaturas negras de forma personalizada, para que sejam comprometidas com as causas sociais da população negra.
 
Outro ponto importante é que se aumente a representatividade negra nas casas legislativas. Compareceram ao debate: Douglas Belchior, Adriana Vasconcelos e Erica Malunguinho (os três do PSOL), Marco Antonio Zito Alvarenga (PHS – PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE), Maria Parecida Pinto –Cidinha (MDB), Bruna Barros (PV), Washington Grimas (PSB), Cássio Nascimento (PSOL), Marli Barbosa (Partido da Mulher Brasileira – PMB) e Andréa Santos.
 
A ideia de a comunidade negra não ser cabide e sim escada. Pois quando um sobe, ajuda o irmão e a irmã que está a baixo.
 
Um ponto que foi defendido de forma unânime foi a cota em todos os órgãos públicos, e não somente em universidades, pois foi a população negra que ajudou construir este pais. Defender as cotas é lutar para que negras e negros tenham mais oportunidades.
 
Outro tema que também precisa estar com urgência nas agendas pretas é o da Mídia Negra. Douglas Belchior (PSOL) falou sobre a necessidade de reconstruir esse projeto para servir de contraponto às mídias hegemônicas brancas, criando uma estrutura para as plataformas feitas por negros e negras. Por sua parte, Washington Grimas (PSB) disse que as rádios negras ajudariam muito a esta construção de uma mídia preta forte.
 
Há muito o que se fazer e tudo passa pelas eleições de negros e negras comprometidas com as questões sociais, e que sejam responsáveis pelas mudanças e não atuem como capitães de matos. E que essas candidaturas negras dialoguem com a juventude preta e periférica, pois sem isso não se avançará de forma concreta.
 
Houve um momento de felicidade quando o Cesar Santos (assessor) comunicou que o  Professor Helio Santos sairá candidato a Senador, pelo PSB.
 
Bruna Barros (PV) sugere que os partidos tenham uma lista de quantos negros e negras se filiam para saber como distribuir a proporção de cargos e verbas. Ela mesma assegura que seu partido fará isso.
O evento foi equitativo no aspecto do tempo de fala para cada candidato(a), todos e todas responderam as mesmas perguntas e houve pluralidade de partidos.
Enegrecer a política é uma tarefa urgente, para que os 54% da população seja de fato representada, pois ela tem cor: negra.
 
A ideia é que os eleitos se lembrem do que foi prometido em campanha, em especial quando se refere à questão de fazer mandatos próximos ao povo. Pois, como como diz o ditado, “juntos somos caçadores, sozinhos somos caça”. Que muitas candidaturas negras sejam eleitas, e que não se esqueçam do compromisso com esta ideia “se quisermos ir longe, vamos juntos”.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade