» Post

40 anos de MNU – Movimento Negro Unificado

Abrimos esse texto pedindo respeito aos (as) nossos (as) mais velhos (as) e assim lembramos que há quatro décadas o Brasil era um país militarizado e que, mesmo sufocadas pela violência, as vozes, jovens, negras eram bradadas e ecoavam o grito de “queremos mudar”.

Esse punho estendido, essa mão que defende e o coração que afaga o olhar com medo de quem olhava só para baixo, hoje comemora a luta de quem deu um horizonte para que a população negra tivesse esperança. 

Ontem, no Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) na região central de São Paulo aconteceu o “Seminário MNU – 40 Anos De Luta Contra O Racismo” um momento de dizer quem pavimentou a estrada que hoje existe para luta preta.

Dos presentes vamos destacar quatro ótimas lideranças: José Adão de Oliveira, Milton Barbosa, Regina Lucia e Neusa Maria, histórias vivas da luta, do amor e da resistência.

Foto: Douglas Belchior

Adão lembrou de alunos e alunas negras que hoje estudam e fazem dissertações sobre racismo e a causa negra. Já a jornalista Neusa lembrou da época do jornal Versus e Milton Barbosa contou ótimas histórias e distribuiu ensinamentos. A tarde foi coordenada pela Regina com sua simpatia e face doce, que escondem a mulher forte que organiza um evento desse porte. 

O suplemento Afro-Latino-América, publicado entre os anos 1977 e 1979. Contém nessa versão fac-similar as 20 edições encartadas nos números 12 a 31 do jornal Versus.(Nota Geledes) e o Livro “Versus Paginas da Utopia”

A faísca que foi acesa lá atrás agregou quadros como Simone Nascimento, Katiara Oliveira, Douglas Belchior e Juliana que trazem o novo para a luta negra. Uma mesa muito significativa foi das “Mulheres Negras”, com Miriam Duarte Pereira – Amparar, Mara Sobral – Cooperativa Granja Julieta, Juliana Gonçalves –  MMN e Luciana Araújo MNU.

Por fim, a última mesa antes do lanche e da roda de samba –  sim teve festa –  foi sobre ” Conquistas e Perspectivas” com Milton Barbosa, José Adão Oliveira, Regina Lúcia dos Santos e Simone Nascimento. 

A chama não se apagou e nem se apagará. Obrigado MNU!

 

 

 

Saiba mais sobre o MNU aqui 

Movimento Negro Unificado (MNU) é uma organização pioneira na luta do Povo Negro no Brasil. Fundada no dia 18 de junho de 1978, e lançada publicamente no dia 7 de julho, deste mesmo ano, em evento nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em pleno regime militar. O ato representou um marco referencial histórico na luta contra a discriminação racial no país.

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade