Vivemos em um mundo onde muitas coisas ainda são rotuladas como “isso é coisa de homem” ou “isso é coisa de mulher”.
No esporte por exemplo a desigualdade acontece como algo que é tido como normal pelos olhos da maioria, seja nas questões salarias, de tratamento para com os atletas ou até mesmo em relação a patrocínios e apoio das federações.
Sou um grande fã de esporte, apaixonado por futebol, mais tenho que admitir que esportes como futebol americano(NFL) e basquete(NBA e NBB ) me cativaram de uma maneira tão grande que passei a acompanhar como mais frequência, porem o nosso basquete brasileiro vem em um declínio considerável tanto na seleção masculina quanto na feminina, e é ai que entra o ponto em questão que queria chegar.
É normal vermos em programas esportivos jogadores brasileiros que alcançaram a gloria (por assim dizer) de term chegado a grandes times da NBA como Leandrinho que atuou por varios anos em grandes franquias da NBA como Boston Celtics e Golden State Warrions, ou Anderson Varejão que Atuou por Cleveland Cavaliers e por Golden State Warrions, Nené Hilario que ainda atua na NBA defendendo o Houston Rockets;
Até nossa mão santa Oscar Schmidt recentemente foi homenageado jogo das estrelas da NBA.
Mais um fato que poucos sabem que nesse esporte que gera cifras astronômicas também tem uma liga feminina a WNBA, a mesma me chamou muito a atenção, principalmente quando descobri que 4 jogadoras brasileiras ja passaram por lá porem devido a vários fatores entre eles a falta de visibilidade das meninas para mostrarem seu talento tendo em conta que a seleção brasileira nem se classificou para a proxima copa do mundo, o Brasil terá a menor representatividade na WNBA desde 2006.
Mais esse fato me deixa triste porem nem é o que mais me surpreende, o que me deixa mais surpreso e não termos uma liga feminina de basquete televisionada como a NBB é pela Band, é não ter os mesmo patrocinios que as equipes masculinas tem, e me dar conta agora que nossas jogadoras como a Damiris Dantas do Atlanta Dream, apesar de estar representando seu pais em umas das ligas mais disputadas de basquete do mundo é pouco conhecida, pois nenhum programa de esporte se preocupa em divulgar ou parabenizar ela por ter chegado onde está.
Por ser uma atleta de alto nível que aos 25 anos conseguiu sair de Ferraz de Vasconcelos -Sp e conhecer o mundo, em ir viver o sonho de muitos cara, mais isso não parece ser interessante para a midia esportiva brasileira, para eles é interessante levar no altas horas o Nené Hilario (Nada contra o mesmo um excelente atleta).
Oque me causa indignação e o descaso com as mulheres do nosso esporte, Quantas Damiris será que não existem ai pelo brasil a fora, a espera de uma oportunidade, de uma chance de mostrar seu potencia, quantos títulos elas poderiam ganhar para o Brasil se não fossem tratadas como lixo.
Nos próximos dias a ESPN irá transmitir alguns jogos da WNBA, porém serão apenas alguns jogos mesmo pois a temporada da NBA, NHL chegaram ao fim e a NFL só começa daqui uns 80 dias, sem falar que as ligas europeias de futebol chegaram ao fim e como a ESPN não irá transmitir os jogos da copa do mundo estão transmitindo os jogos da WNBA meio que para preencher lacunas nos seus horários vazios em sua programação. Os jogos são muito bom e as jogadoras como uma categoria espetacular, são jogos que poderiam ter uma visibilidade e um pouco mais de credito para essa jogadores que merecem todo o nosso respeito.
Temos que acordar para a realidade, quantos talentos esportivos estamos deixando de lado por achar que apenas os homens merecem incentivo, centros de treinamento, patrocínios, chega é hora de mudar essa visão que temos.
Dâmaris foi MVP, em 2011.
Damaris Dantas, Pivô – Atlanta Drean Dâmaris foi MVP, em 2011. Photo Caption: 2011 FIBA U19 Women’s World Championship All-Tournament Team honorees (second from left): Rui Machida (Japan), Ariel Massengale (USA), Breanna Stewart (USA), MVP Damaris Dantas (Brazil) and Astou Ndour (Spain) are flanked by officials of the Chilean National Basketball Association during closing ceremonies in Puerto Montt, Chile on Sunday, July 31, 2011. Dâmaris atuando na pelo seu clube Atlanta Dream, pela WNBA. |
Photo Credit: Courtesy FIBA Media Central |
Respostas de 2
Ótina análise!!!
Viva as mulheres do basquete!!!
Parabéns a eata grande atleta negra!!!
Muito obrigado!!!
continue nos acompanhando!!