O Circuito Loterias Caixa 2018 é uma ação do Comitê paralímpico brasileiro, claro, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, realizou mais uma etapa regional no último fim de semana na capital paulista. A Paratleta Silvania Costa, que iniciou a carreira em 2013, mais uma vez foi destaque no pódio com terceiro lugar nos 100 metros raso e medalha de ouro em salto a distância.
Silvania Costa é paratleta da seleção brasileira e agora segue para a Europa, onde participará das competições: Open Paris 2018, Camping de Treinamento em Leipzig e Open Berlim 2018. Serão aproximadamente 30 dias de competições pela Europa e Costa tem boas expectativas em relação as essas competições, segundo ela “me sinto muito bem, estou preparada e muito focada para essa fase, porém, meu objetivo principal é estar em plena forma para as paralimpíadas de 2020 no Japão. Entendo que os bons resultados obtidos agora só confirmam de que estou no caminho certo” comenta nossa recordista.
EXPECTATIVA
Silvania não esperava alcançar o índice para a competição do último fim de semana, por isso está muito feliz e satisfeita pela convocação, justamente por ter retomado a carreira esportiva há pouco mais de 1 ano, após o parto de seu segundo filho. Conquistar o índice para as grandes competições do comitê paralímpico brasileiro foi a garantia da convocação para a seleção novamente. Agora, Silvani quer dar continuidade ao trabalho realizado até agora e manter o foco para 2020.
Costa ainda ressalta que quer honrar o Brasil ao conquistar o primeiro lugar no pódio, em 2020 ela quer voltar pra casa com a medalha de ouro no pescoço. Sua trajetória é marcada por muita determinação e superação. Silvania foi diagnosticada aos 11 anos com a doença de Stargardt, uma doença ocular genética que deteriora e afeta a visão central.
Recentemente fundou o Instituto Silvania Costa em sua cidade natal, Três Lagoas no Mato Grosso do Sul, com o objetivo é melhor a condição de vida das crianças em situação de vulnerabilidade social através do esporte. Silvania nunca quis correr profissionalmente, mas foi através das competições que conseguiu melhorar as condições de vida de sua família. Conheça mais sobre essa mulher nas redes sociais https://facebook.com/silvaniacostaofficial/