» Post

O que é ser empoderado para você?

RO-AMONET-300x85

 

Quando alguém o reconhece como uma pessoa empoderada, a que isso te remete? A uma certa estética? A um discurso? O que você entende de empoderamento e como você se apropria dessa expressão está extremamente ligado ao que você entende que é poder.

É senso comum que todos querem poder e, ainda mais senso comum, é afirmar que que o poder corrompe as pessoas, portanto, é necessário afastar-se dele, ainda que seja desejável. Os seres humanos têm uma relação com o poder que mistura o medo é o desejo.

Em sites como a Wikipédia, por exemplo, poder é definido e como “ a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império.” Logo na definição, é possível perceber que poder está ligado a liderança.

Existem vários tipos de poder: financeiro, espiritual, político, de sedução…O ser humano joga em suas relações com o poder que tem e, ao longo da vida, busca adquirir os poderes que não tem. Há, muitas vezes, também, aqueles que passam a vida fugindo do poder que possuem, como se a proximidade com o poder pudesse, paradoxalmente, enfraquecê-las ou transformá-las em algo ruim.

São diferentes formas de lidar com isso, mas todas elas são baseadas no que você acredita que o poder trará para sua vida. A forma de encarar o poder, seja buscando-o incansavelmente, seja fugindo desesperadamente é determinada pelas suas crenças, por como o ensinaram que é o poder, por como as pessoas que te cercaram durante a infância lidaram com ele.

Mais importante do que entender o que determina como é sua relação com o poder é entender que essa relação determinará onde você estará e como será sua vida. Afirmar-se empoderado é entender-se como alguém que está cheio de poder, é entender isso como algo extremamente benéfico tanto para a própria vida como para a sociedade em geral. O poder, como já foi dito, implica a liderança, mas não necessariamente o autoritarismo, o isolamento.

Ser empoderado é, antes de tudo, entender-se como líder do próprio destino, comandante da própria embarcação. É colocar-me como responsável pelas consequências de suas decisões e aceitar a sua própria essência. Isso é poder, isso é ser livre. Como dizia Nina Simone, mulher empoderada: “liberdade é isso: não ter medo.”

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade