“A experiência inicial funcionou, conseguimos nos comunicar, independente das diferenças de idades. Eu, meu marido, minha filha de 17 anos, o filho de 7, e a de 4 anos, conseguimos uma conexão sem fronteiras de gerações”, afirma Ly Pucca, a entusiasta e mentora do projeto. Constatando que os jogos analógicos podem ser, sim, uma excelente ferramenta de comunicação entre os familiares e amigos, Ly acreditou nas várias fotografias felizes que o projeto pode apresentar. “Sem contar com o lado pedagógico, ajudando no raciocínio, na lógica, na competitividade, na diversidade, agregando a cultura e a retomada ao mundo real, com o respeito que as relações humanas exigem”, completa a fotógrafa.
Nos Boards Games, como são chamados os jogos de tabuleiros modernos, existe ainda a possibilidade de introduzir disciplinas escolares e uma outra infinidade de assuntos. Pensando e vivenciando tudo isso, Ly viu a possibilidade de dar início ao Projeto Lúdico Jovens e Criancas Offline, levando a ideia às comunidades mais carentes. Arregaçou as mangas e foi pedir ajuda aos amigos e às empresas, para que patrocinassem esses eventos. Conseguiu alguns apoios e já promoveu dois eventos, nos quais levou 150 kits de lanches, jogos e muita diversão. Mas existe uma necessidade de expansão do Projeto, pois ela quer aproveitar esses eventos para fazer atendimentos às crianças, jovens e mulheres, com a ajuda de voluntários, a fim de dar orientação sexual, psicológica, jurídica, obstétrica por meio de workshop e palestras.
Interessados em fazer parte do projeto a partir do voluntariado, e empresas que queiram apoiar culturalmente, podem entrar
em contato pelo e-mail: offlineprojeto@gmail.com ou pela pagina do Facebook – Projeto Lúdico Jovens e Crianças offline.
O próximo evento para divulgação e participação, acontecerá no dia 10 dezembro, das 13 ás 20 em Pirituba, zona norte, no Centro Esportivo Pirituba, na Avenida Agenor Couto de Magalhães, 32 – Entrada gratuita.