» Post

Em 11 de agosto de 1973, numa festa em um apartamento no Bronx, na cidade de Nova York, nascia o Hip-Hop. Utilizando dois toca-discos e um microfone, o pioneiro jamaicano do funk e soul, DJ Kool Herc, revolucionou a música ao misturar dois discos, isolando e prolongando as batidas do bumbo, também conhecidas como breaks, ao mesmo tempo em que criava sobreposições sonoras ritmicas. E o resto é história.

Na verdade, as raízes desse fenômeno remontam muito antes, tendo sido influenciadas por precursores como Last Poets e DJ Hollywood. A partir desse momento, os DJs demonstraram uma versatilidade impressionante, lançando discos de 12 polegadas nos quais equipes de MCs faziam rimas sincronizadas com as batidas pulsantes.

Já, o Dia Mundial do DJ é celebrada desde 2002, e foi criado por iniciativa de duas instituições de caridade: World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music, que utilizam a música para ajudar a tratar de pessoas enfermas.

O objetivo da data, além de homenagear os profissionais da música eletrônica, também é de arrecadar recursos para ajudar instituições que auxiliam adultos e crianças doentes, em nome de toda a indústria internacional de discotecas.

Dj Paul é o proponente deste projeto que tem seis anos de existência, onde já atuaram os Djs: Negrito, Buldog, Bydu, Tonis, Jane e Denis Latitude. Com base neste estudo da origem do dia do DJ, no dia 10 de Março de 2024 foi executado o projeto workshop Djs in Concert patrocinado pela lei Paulo Gustavo. No evento, que reuniu DJs do vale do Paraíba, também rolou uma batalha de scratch e o vencedor foi o Dj Gabiru.

O Djs in Concert Workshop é uma iniciativa única que busca mergulhar nas múltiplas facetas da música através das lentes e habilidades de um DJ. A ideia central é mostrar como canções, independentemente de seu estilo ou origem, podem ser reimaginadas, remixadas e recriadas, sem perder sua essência original.

O principal deste projeto é compartilhar experiências pessoais e profissionais, dando aos participantes uma visão interna da jornada e desafios enfrentados por um DJ profissional. Isso não apenas enriquece a experiência educacional, mas também humaniza o processo e torna o workshop mais pessoal e envolvente.

Educação e Conscientização: além das demonstrações práticas, o projeto busca educar o público sobre a rica tapeçaria da música e sua evolução. O objetivo é que os participantes saiam com uma apreciação mais profunda não apenas da arte do DJ, mas da música como um todo.

Acessibilidade e Inclusão: através de discussões e interações, o projeto também visa desmistificar o mundo do DJ, tornando-o mais acessível e compreensível para os entusiastas e curiosos.

Com informações de Dj Paul

Revisão e edição: Tatiana Oliveira Botosso

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade