» Post

4º AYÓ – Encontro Negro de Contação de Histórias – Edição Minas Gerais

Gente, chamamento geral!!!!

A gente tem falado muito sobre lugar de fala, ultimamente, sim?

Mas uma pergunta que não nos pode faltar e que nos faz compreender essa ideia é não somente sobre quem fala, mas…

A quem você escuta?

A quem você oferece ouvidos?

A quem você legitima a ser ouvido e legitima a falar sobre algo?

Pois então…

AYÓ Encontro Negro de Contação de Histórias é um projeto independente que zela pela tradição oral de nossos mais velhos. A partir da reunião de artistas negrxs promovemos anualmente um encontro itinerante que circula o país exaltando e celebrando nossas raízes ancestrais africanas e afro-brasileiras.

Este ano pousaremos em Minas Gerais e teremos a honra de receber as grandiosas mestras Conceição Evaristo e a matriarca do Quilombo Manzo Kaiango, D. Efigenia Maria da Conceição – Mametu N’kise Muiandê.

Venha com a gente nessa caminhada bonita! Colabore, contribua, compartilhe, divulgue e ajude a construir um encontro digno onde a palavra nos guiará <3

Link da vaquinha: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ayo-minas

Link do evento: https://www.facebook.com/events/191154888267667/

AYÓ – do Yorubá “Exaltação, felicidade” – é um festival independente que celebra a tradição oral africana e afro-diaspórica. AYÓ Encontro Negro de Contação de Histórias segue para a sua 4ª edição pela primeira vez em Minas Gerais no ano de 2018 já tendo sido realizado nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. O encontro acontece anualmente de forma independente e nasce do desejo de reunir e disseminar histórias afro-brasileiras e africanas contadas por pessoas negras, além de acolher profissionais de tradição oral no Brasil, na América Latina e na África. 

Deste modo, Ayó é uma ferramenta de luta e resistência da população e dos profissionais da tradição oral afrodescendentes no país e no mundo, que buscam reafirmar o local de fala e o protagonismo de nossas verdadeiras narrativas, contadas em primeira pessoa e gestadas em meio as artes e a resistência político-racial com intuito de preservar a memória e o saber de nossos mais velhos, assim como assegurar a caminhada de nossos mais novos.

Esse ano nossa convidada de Honra será a rainha Conceição Evaristo, vamos celebrar sua arte, sua escrevivência e sua pessoa extraordinária. 

“A gente chama AYÓ! E todos os sopros se encontram!”

#PraCegoVer: fotografia colorida que mostra ao fundo um quintal com árvores, e à frente mostra uma mulher negra vestida com turbante que sorri, enquanto segura uma boneca negra que usa um longo vestido amarelo e lantejoulas brilhantes.

Por Nathalia Grillo

 
Imagens de Ayó Minas Gerais
Ayó Rio de Janeiro
Nathalia Grillo, do Rio de Janeiro, contadora de histórias e responsável e idealizadora de Ayó: Encontro negro de contação de histórias

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Max Mu

‘Me Too’ Mentiu?

Dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar. Dessa vez, caiu.A bomba já explodida explode novamente, e

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade