Pesquisar
Close this search box.

» Post

Vitrine Literária: Projeto Cultural de Sergipe dá “vida” à Literatura e mescla diversas artes no palco

Teatro, música, obras literárias e muito conhecimento se fundem em um projeto pioneiro de Aracaju

Por Priscilla Silvestre

Crédito das Imagens: Fabiano Oliveira

IMG-20170130-WA0004O projeto “Vitrine Literária” foi criado para colocar a Literatura no patamar de arte maior. O evento do Colégio Dom Luciano, da Rede Estadual de Ensino de Sergipe, está em sua segunda edição e nesta nova etapa agrega ainda mais musicalidade na apresentação. Com a temática “Chico, Tom, Vinícius e Drummond – Quatro sons, Quatro DOMs. O coração da Literatura bate aqui”, os alunos mostrarão as misturas de linguagens e acenderão o encontro da Literatura com diversas artes, como a música, a poesia e o cinema.

Segundo o Professor Fabiano Oliveira, coordenador do projeto, foram mais de dois meses de ensaio, onde o foco pedagógico é trabalhar as tipologias textuais e a produção de textos através de roteiros, poesias e prosas. “As obras dos artistas Chico, Vinícius, Tom e Drummond ganham novas roupagens e elementos cênicos que serão apresentados ao público em grande estilo, no formato programa de auditório. “Filmes como ‘Meu Guri’, baseado na obra de Chico Buarque, e ‘E agora, José?’ estão em fase de produção para serem expostos ao grande público”.

Fabiano ressalta que a produção promete ser um enorme sucesso. “Danças e grandes apresentações de teatro como ‘Gota d’Água’ são esperados pelo público. O evento envolve mais de 120 alunos e busca promover a relação com outras áreas do conhecimento. A participação de pais é um momento esperado deste programa. Para a apresentação, serão utilizados palco, jogos de luzes, utilização de Leds, fumaça, telões e outros artefatos para impactar ainda mais. E o que é melhor cada apresentação terá no máximo três minutos, para que o público possa saborear as várias vertentes da Literatura”.

O cenário foi produzido por artistas e cenógrafos profissionais sergipanos, dando ainda mais visibilidade à cultura e as artistas locais.

Um projeto pioneiro, que ensina de forma lúdica

Com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, o “Vitrine Literária” não é somente uma maneira dos alunos explorarem seus talentos na prática, mas também aprenderem sobre grandes temas e nomes da Literatura de um modo diferente e muito eficaz. “As turmas são do Ensino Médio – 2º e 3º anos, e colocam em exercício as teorias aprendidas durante o ano letivo. A peça ‘Orfeu Negro’, de Vinícius de Moraes, promete ser uma grande produção. O evento tem duração de aproximadamente duas horas, as quais eu garanto que todos irão aplaudir em pé ao final da apresentação”, comemora o professor.

Serviço:

Projeto Vitrine Literária

Data: 04/02/2017

Horário: 18h

Local: Centro de Cultura e Arte J. Inácio – Av. Santos Dumont, s/n – Orla de Atalaia – Aracaju/SE

Entrada: Gratuita

Assista ao vídeo de apresentação do projeto:

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade