ENTRETENIMENTO ESPAÇO MULHER OS VISÍVEIS

SOFIA DEGAN – A BLOGUEIRA QUE CARREGA O NOME DE MINAS GERAIS POR TODO O BRASIL

blogueira 1

12

A adolescente mostra que ser influenciadora digital vai além do eixo Rio/SP

A blogueira Sofia Degan, de 16 anos, é uma mineira que, diferentemente do que diz o ditado popular sobre quem mora nesse estado, “não come quieta”. E, muitas vezes, é “jogada” no mundo cibernético e em tudo o que ele possa oferecer de forma natural.

Nascida e moradora de Governador Valadares (MG), em 2013, com apenas 12 anos ela já lia muito. Como ela mesma define, um hábito que sempre cultivou por conta própria, sem pretensões. Entretanto, isso despertou a curiosidade dos companheiros das redes sociais, que pediram para que ela criasse um canal sobre o tema.

A pedido de internautas, Sofia começou com um blog de livros, chamado "Li Mais Um"

A pedido de internautas, Sofia começou com um blog de livros, chamado “Li Mais Um”

“Como moro em cidade pequena, nunca achei pessoas para dividir comigo o meu amor pelos livros. E foi em um grupo de Facebook que tive incentivo para criar o meu primeiro blog literário, o ‘Li Mais Um’. A minha raiz vem totalmente dele, foi ele que me ensinou muita coisa do que sei hoje”.

Hoje, mais madura na experiência de blogueira, possui diversos canais nas mídias da internet e abrange mais temas, que vão de livros a lifestyle, de famosos a opiniões e coberturas de programas de televisão ou eventos.

O pulo da “Galera Capricho” para todo o País

Escolhida pela Revista Capricho como uma das blogueira da “Galera Capricho”, as quais abastecem o blog da publicação e a única mineira dessa turma, Sofia descreve que o conhecimento adquirido nesse projeto foi totalmente transferido para os seus.

Como uma das blogueiras da "Galera Capricho", Sofia descobriu novos talentos e o gosto pela escrita

Como uma das blogueiras da “Galera Capricho”, Sofia descobriu novos talentos e o gosto pela escrita

“Eu consegui embutir o meu estilo no que eu faço, escrevo, gravo ou construo nos meus canais. Odeio esses padrões que impuseram que uma blogueira obrigatoriamente tem que ter. Se for para influenciar alguém, que seja da forma que eu sou, o que me diferencia das demais. Falo bem, falo mal, critico, elogio e tudo de um jeito único, que é da minha personalidade”, conta.

Ela ressalta que adora falar de famosos e seu trabalho na revista que a fez encontrar esse amor, além de descobrir a afinidade que tem para os textos desse assunto. “Minhas matérias sobre séries também são as mais vistas, mas o que mais chama a atenção de todos são as resenhas do Masterchef. Em pouco tempo depois de publicados os posts sobre o programa chegam a mais de mil visualizações”.

Sofia lembra que não se obriga a assistir programas, ir a eventos ou falar de assuntos simplesmente por estarem na moda. Ela usa em suas divulgações aquilo que desperta o seu interesse, deixando o material ainda mais exclusivo.

“São coisas que eu leio, vejo naturalmente e acabo tirando uma matéria ou ideia para alguma postagem. O meio dos famosos em geral é algo que acompanho com prazer, por isso falo tanto sobre o Masterchef, o The Voice (nacional e os internacionais), o De férias com o Ex, Bake Off Brasil e tudo o que faz com que eu realmente pare para prestar a atenção”, esclarece.

Mas, afinal, o que é ser blogueira?

Muito se fala desse assunto, várias pessoas se intitulam com essa nova prática da web, entretanto, poucos realmente sabem o que esse conceito significa.

Imagens, textos de qualidades e materiais atraentes fazem muita diferença na hora de se destacar

Imagens, textos de qualidades e materiais atraentes fazem muita diferença na hora de se destacar

Sofia explica de forma simples. “Hoje há duas formas mais fáceis de conseguir lucrar com isso. A primeira é medida pelas suas visualizações, que vão te dando alguns centavos. E se caso você junte, dá uma grana boa. A outra são os famosos publis, que funcionam quando uma marca te paga para postar algo, falar sobre um produto específico ou coisas assim”.

E é nesse ponto que entram os conteúdos de qualidade, pois com tantos blogs, disponibilidades de contas do Instagram, youtubers e afins, se destacar é um grande passo para encher os olhos de quem quer investir em uma mídia mais barata que uma página de revista, por exemplo, e ter um retorno assertivo.

“Por isso que eu sempre digo para quem quer se inserir nessa área: se coloque! Ponha a sua cara real a tapa. E relaxa, que por trás de uma telinha todo mundo pode te criticar, mas muitos vão te elogiar. E é isso que importa”, finaliza.

Serviço:

Sofia Degan

Blog “Sofia Degan Fora do Comum” – www.sofiadegan.com

Blog “Li Mais Um” –  www.limaisum.com.br

Instagram – @sofia_degan

Twitter – sofiadegan

Facebook – Sofia Degan

 

Sobre o Autor

Priscilla Silvestre

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-graduanda em Jornalismo Digital, acumula mais de 14 anos de experiência na área. É curiosa por natureza e workaholic por necessidade da profissão. Encara os palcos da vida vestindo os papeis de filha, irmã, mãe, professora de idiomas, assessora de imprensa, redatora de matérias impressas ou on-line para diversas editorias e ainda se pergunta: "Tempo? Quando a gente realmente quer, sempre dá um jeito!".

Deixe um comentário