ESPORTES

Síria sonha com a Copa do mundo.

siria1
Written by Marcelo Belotti

por Rafael Costa Soares

 

Ontem ao empatar com o Irã, a Síria se classificou para o Playoff continental e ainda sonha com a ida para o Mundial.

A situação não era fácil tinha que conseguir um resultado positivo contra o Irã, melhor time das Eliminatórias Asiáticas. E torcer para o Uzbequistão não ganhar da Coréia do Sul. Para piorar o time sírio jogava fora de casa.

O jogo:

siria2Outra dificuldade era fazer um gol. Já que na terceira fase o Irã não havia tomado gol e desde 2015 o time iraniano não tomava gol em casa em jogos oficiais.

As coisas começaram bem para os sírios e no começo do jogo Haj Mohamad abriu o placar. No final do primeiro tempo Azmoun empatou o jogo é no segundo tempo ele voltou a marcar e virou o jogo.

Nessa altura Uzbequistão e Coréia do Sul empatavam.

Mas uma história tão linda não podia acabar e aos 47 minutos do segundo tempo Al Somah fez um gol histórico e empatou o jogo classificando a Síria para os Playoffs.

O que falta para ir ao Mundial?

Agora a Síria enfrenta a Austrália em dois jogos. Se passar pelos australianos. Os sírios enfrentam o time dos Playoffs da Concacaf (América do Norte).

A história:

Guerra civil:

Em guerra civil desde 2011, quando a Primavera Árabe tentou tirar Bashar al-Assad do poder. Desde então o país está dividido e mais de 320.000 pessoas já morreram e milhões fugiram do país e vivem refugiados.

Jogando fora:

Por causa da guerra civil time teve que jogar todos os jogos fora do seu país natal. Os sírios jogaram a segunda fase em Omã e a terceira fase na Malásia.

A equipe obteve um belo aproveitamento em 9 jogos. Foram 5 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota para o Japão ainda na segunda fase e em 2015.

A campanha:

A Síria entrou nas Eliminatórias na segunda fase. E terminou em segundo lugar atrás apenas do Japão. Os sírios terminaram com 18 pontos. Com 6 vitórias e 2 empates. Na terceira fase o time terminou com 13 pontos. 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

Sonho, alegria e história:

Caso esse sonho de jogar a Copa do mundo vire realidade, seria algo incrível para o povo sírio, que sofre desde 2011. Seria um breve, mas lindo momento de alegria para os milhares que ainda estão no país e os milhares de refugiados.

Caso o sonho não vire realidade a história da Síria já foi feita nessa Copa do mundo.

Futebol não é só um jogo

Sobre o Autor

Marcelo Belotti

Deixe um comentário