POLÍTICA

SAIBA COMO A VENDA DA ENERGIA VAI TE PREJUDICAR

Garrincha da Fiel (2)
Written by Anderson Moraes

 

 

 

 

 

 

Por Marina Castro Azambuja

 

A privatização de empresas estatais afetará os brasileiros de norte a Sul do país.

Veja os 11 motivos pelos quais você deve ser contra a venda de instituições como a CESP (Companinha Energética de São Paulo) e Eletrobras, que fornecem energia elétrica para o estado de São Paulo e para todo o Brasil.

 

 

1- SUA CONTA DE LUZ VAI SUBIR 16%

As empresas do governo não visam dinheiro, mas benefícios sociais, diferente das empresas privadas cujo o único objetivo é lucrar em cima do povo trabalhador. Caso as instituições de energia sejam vendidas, elas aumentarão o valor da conta de energia em 16%.

 

2- OS ALIMENTOS FICARÃO MAIS CAROS

Caso a Eletrobras seja vendida, muitos produtores de alimentos não receberam incentivo financeiro para fornecer a produção, e com isso o consumidor pagará mais caro para comer.

 

 3- APAGÕES

Os chineses que controlarão a energia do Brasil, e isso pode acarretar em quedas de energia em vários estados e por tempo indeterminado, acarretando em perdas de produtividade e mercadorias que necessitam de energia o tempo todo. Como os alimentos armazenados em geladeira, por exemplo. Já imaginou um supermercado sem energia?

 

 4- DIFICULTARÁ O ACESSO A ENERGIA ELÉTRICA

Brasileiros que vivem nas periferias, interior do país e zona rural terão mais dificuldade para acessar a energia elétrica. Atividades cotidianas como carregar o celular, cozinhar, ligar o computador, usar o refrigerador, entre outras, podem estar comprometidas. Isso é um regresso.

 

 5- SERVIÇO PRECÁRIO

As empresas contratarão pessoas que não são profissionais na área de energia, portanto o serviço será precário. Esses trabalhadores não terão o conhecimento suficiente para exercer a função que exige treinamento, e podem causar prejuízos constantes em relação aos eletrodomésticos que podem queimar. Sem mencionar os acidentes fatais na rede elétrica.

 

 6- DEMISSÃO EM MASSA

As companhias demitirão os trabalhadores para contratar mão de obra barata e desqualificada sem lhes garantir os direitos trabalhistas. Isso agravará ainda mais a crise financeira pela qual o país está passando.

Só na Eletrobras, 7.500 funcionários estão com os empregos comprometidos.

 

 7- DECADÊNCIA DA INDÚSTRIA 

As quedas de energia e aumento da conta de luz em 16%, prejudicará as indústrias brasileiras e afetará a produção. Muitos empregados podem perder seus trabalhos e muitas fábricas podem fechar. As multinacionais podem sair do Brasil e migrar para países onde tem energia em abundância.

 

8- MEIO AMBIENTE

As empresas de energia não terão responsabilidade com a sustentabilidade do país. Podem desmatar e precarizar ainda mais o meio ambiente brasileiro, acabando com nossa fauna e flora.

 

9- ARRECADAÇÃO

As estatais Eletrobras e CESP são pilares muito importantes para a economia do estado de São Paulo e do país. Caso sejam privatizadas o governo arrecadará menos, aumentando o deficit financeiro. 

 

10- COMPROMISSO SOCIAL

O apoio de grandes estatais é muito importante para o desenvolvimento social do país. Os patrocínios incentivam programas de valorização e acesso à cultura, projetos sociais como, centro de apoio; trabalhos voluntários, entre outros.

 

11- É DE TODOS

A Eletrobras é do povo brasileiro, assim como a CESP é dos paulistas, e não podemos entregá-las para empresas privadas, pois o retorno para a população será reduzido e os serviços prestados serão mais caros e precários. 

 

O Metrô, Petrobras, Correios, Sabesp, BNDS, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e SUS, são apenas algumas empresas que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e Temer (PMDB) pretendem vender o mais rápido possível.

 

CESP: A CESP possui três usinas hidroelétricas, Porto Primavera localizada no Rio Paraná, Usina Paraibuna, e Usina de Jaguari em São José dos Campos. Juntas somam 1,65 gigawatt em capacidade instalada. A empresa produz 4%da energia que é consumida no estado de São Paulo.  

cesp.com.br

 

Eletrobras: É a maior companhia do setor elétrico da América Latina, que tem como acionista majoritário o governo federal. Estão presentes em todas as regiões do Brasil e atendem a mais de 1/3 do consumo anual de eletricidade no país.

Em geração de energia a estatal possui 47 usinas hidrelétricas, 114 termelétricas a gás natural, óleo e carvão, duas termonucleares, 69 usinas eólicas e uma usina solar, próprias ou em parcerias, distribuídas por todo território nacional, estão alguns dos maiores empreendimentos no Brasil e no mundo
eletrobras.com

 

Sobre o Autor

Anderson Moraes

Deixe um comentário