Pesquisar
Close this search box.

» Post

SAIBA COMO PREVENIR DOR NAS COSTAS E TER QUALIDADE DE VIDA!

Dor nas costas 1

Ortopedista dá dicas de como fugir deste malefício

Permanecer longas horas sentado na mesma posição ou curvado na frente de um computador faz parte da rotina de muita gente. Não é por acaso que, segundo dados da Previdência Social, a dor nas costas está em primeiro lugar no ranking das doenças que mais afastam as pessoas do trabalho. Só em 2016, aproximadamente 200 mil trabalhadores deixaram suas funções por causa de problemas na coluna. “Apesar da alta incidência, apenas um terço das pessoas com dor lombar procuram auxílio médico. Mesmo assim, a dor nas costas é a principal causa de atendimento médico, perdendo apenas para a gripe”, revela o ortopedista Fernando Weiss.

Dor nas costasMá postura, falta de condições ergonômicas nas estações de trabalho e uso excessivo de computadores e demais dispositivos eletrônicos podem estar relacionados ao surgimento destas dores. Já a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo são comprovadamente fatores de risco para dores na coluna cervical e na lombar. “Ainda temos algumas condições emocionais e psicossociais, como depressão, ansiedade e estresse, que estão relacionadas ao início destas dores e sua gravidade”, afirma Weiss. Segundo o ortopedista, diversos estudos apontam que 84% das pessoas apresentarão ao menos um episódio de dor lombar durante sua vida e que 23% da população sofrem com dores crônicas na coluna lombar.

Sport - Runner. Man running with concentration, determination and strength towards goals and success in marathon. Fit male sport fitness model sprinting outdoors.

Atividades feitas de maneira inadequada e uma postura incorreta podem aumentar a sobrecarga na coluna, causando alterações que levam à compressão dos nervos, diminuição da massa muscular e encurtamentos. Aí, a dor é inevitável – e pode inclusive irradiar para ombros, nuca e cabeça. Para algumas pessoas, esta dor já faz parte da rotina. Mas o especialista alerta: ainda que a maior parte das queixas de dor lombar ou cervical não tenha uma causa específica, como uma hérnia, por exemplo, dores persistentes ou irradiadas para os membros devem ser investigadas. Isto porque o diagnóstico precoce pode evitar que a dor se torne crônica ou que os sintomas se intensifiquem a ponto de causar algum tipo de incapacidade. “O ponto central na prevenção de episódios de dor lombar e cervical é a melhora da qualidade de vida geral, especialmente a prática de atividade física regular”, sugere o ortopedista.

Ou seja: corrigir a postura, fortalecer os músculos e se movimentar – alternando a posição – também são medidas que mostram efetivas na prevenção das dores lombar e cervical.

(Crédito das Imagens: Appliance Connection/ IMG.AWS/ DutyfreeType)

Quem é o Dr. Fernando Weiss?

Medico formado pela UFPR, é especialista em Ortopedia e Traumatologia pela UFPR, especialista em Traumatologia Esportiva e Artroscopia, pós-graduado em perícias medicas e medicina legal pela FCMSCSP.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade