Pesquisar
Close this search box.

» Post

A responsabilidade de ser a P.U.D.

beautiful african young woman using smart phone in the city

RO-AMONETVocê pode não saber quem é Shonda Rhimes, mas provavelmente conhece alguém que ama séries e acompanha suas produções de sucesso como Scandal, How to get away with a murder e Greys Anatomy. Essas são produções televisivas que impactaram a tv norte-americana e também conquistaram muitos fãs no mundo inteiro. Shonda Rhimes é uma roteirista negra estadunidense extremamente bem-sucedida e Empoderada.

A roteirista também escreveu um livro em que conta sua experiência em um ano muito diferente, no qual decidiu viver novas coisas aceitar os convites da vida. Esse livro é “O ano em que disse sim”, e nele Shonda explica também sobre ser uma mulher negra de tanto sucesso na Tv, além de ser a primeira autora a colocar mulheres negras como protagonista de séries dramáticas – tanto Scandal quanto How to get away with a murder têm protagonistas negras.
Esta última, protagonizada por Viola Davis, deu à atriz o primeiro Emmy de melhor protagonista de série dramática e foi a primeira vez que uma mulher negra ganhou este prêmio.

Shonda Rhimes tem extrema consciência da importância disso numa sociedade tão machista e racista como a nossa e, por isso, denomina essa consciência de “responsabilidade de ser a P.U.D.” , isto é “primeira, única e diferente”. Há uma relevância muito alta de ser a primeira pessoa a trazer protagonistas negras consideradas bonitas e não simplesmente personagens secundárias e de função humorística na trama, além de ser uma das poucas a alcançar tão grande audiência e prolongar suas séries por tanto tempo a ponto de ter um dia de programa na TV só para ela.

Tudo isso nos faz refletir sobre a importância dessas pessoas que abrem caminhos, por serem primeiras, únicas e diferentes, por fazerem coisas que ninguém fez antes, explorarem caminhos que ninguém explorou antes e conquistarem prêmios inéditos para sua classe. Essas pessoas carregam uma grande responsabilidade nos ombros e são tanto internamente quanto socialmente muito cobradas.

No fundo, parece que todos querem ter a posição de primeiros, únicos e diferentes, mas poucos entendem o que isso significa em termos de trabalho e cobrança. Por tais motivos, deve-se valorizar e apoiar o trabalho daqueles que se arriscam e trazem a representatividade que tanto exigimos na mídia e nos espaços ainda inexplorados.

rodape

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade