VIDA & BEM ESTAR

Quem é você através dos seus relacionamentos?

Rô Amonet

RO-AMONETUma grande parte do nosso dia a dia passamos acompanhados de outras pessoas. Seja na rua, em casa, no trabalho, na faculdade…a maioria das atividades que realizamos são feitas em conjunto. Apesar de entendermos que a preservação da individualidade e da solitude são importantes, a coletividade é algo potente e que merece ser bem aproveitado, principalmente por nós, negros.

Talvez o conceito mais próximo de coletividade nos dias atuais seja o “ubuntu”, um fundamento da filosofia africana que pode ser resumido na sentença: “eu sou porque nós somos”. Trata-se de uma quebra de paradigmas muito grande, numa sociedade individualista como a nossa, pensar nesse conceito ético, humanitário, que celebra o respeito ao outro e a coletividade de forma tão plena.

Pensar nessa coletividade, incluir  o “nós” no pensamento sobre o “eu” não exclui a responsabilidade individual de cada um na construção do próprio caminho, da própria personalidade e sucesso. Isso somente comprova que ter o apoio de outros também é importante para seu fortalecimento individual. Como exercer, então, o Ubuntu de forma responsável e coerente?

SEJA UM APOIADOR E ATRAIA PESSOAS APOIADORAS.

Às vezes muitas pessoas reclamam de abuso nos relacionamentos, de não poder confiar nos outros e de experiências dolorosas vividas por falta de respeito. No entanto, muitas dessas pessoas cercam-se de amizades pouco edificantes, que quase não acrescentam valor a suas vidas. Além disso, é comum que quem reclame de amizades invejosas seja igualmente invejoso e não tolere bem o sucesso dos seus. Se você deseja amigos que apoiem seu sucesso, você deve apoiar as iniciativas e projetos dos que são seus amigos também!

RECONHEÇA AMIZADES POUCO CONSTRUTIVAS E SE AFASTE

Se você já possui relacionamentos que considera destrutivos, escolha afastar-se. Ao buscar progredir, investir em si mesmo e resistir no aperfeiçoamento de suas habilidades, perceba a energia que seus relacionamentos emanam. Aqueles que não te apoiam e não conseguem compartilhar da sua alegria, de modo nenhum, serão bons amigos quando você alcançar seus objetivos. Seja inteligente e escolha suas amizades assim como escolhe a casa onde quer morar, as roupas que quer vestir , a comida que vai alimentá-lo entre outras decisões que consideramos tão naturais no nosso dia a dia.

A saúde dos seus relacionamentos, a escolha de quais pessoas influenciarão suas decisões e compartilharão de suas alegrias é fundamental para que você se aproprie da ideia de coletividade e do Ubuntu sem dor, sem desconfianças. Uma pessoa livre sabe amar e deixar os outros livres também. Viva seus relacionamentos assim.

Por Rô Amonet,

rodape

Sobre o Autor

Ro Amonet Coach

Rô Amonet

Empresária, Head Trainer, Coach de empreendedorismo e desenvolvimento humano. Fundadora do Instituto Rô Amonet e idealizadora do Coaching da Cor.
www.roamonet.com.br

Deixe um comentário