Pesquisar
Close this search box.

» Post

Pontos Fortes e Pontos Fracos… Como abordá-los em uma entrevista

Uma questão recorrente quando falamos de avaliações e de entrevistas são sobre pontos fortes e pontos fracos. Nesse assunto, podemos notar uma extrema dificuldade das pessoas, resolvi então dar uma dica sobre o assunto. Tudo fica mais claro se você puder entender qual o motivo da pergunta, por que razão o entrevistador quer conhecer seus pontos fortes e fracos.

Essa questão surge para que o examinador possa entender como você se conhece e se apresenta. Tome muito cuidado em não contradizer o que está escrito no currículo. Pode parecer estranho, mas é frequente os candidatos contradizerem o seu próprio currículo na entrevista. Procure focar em aspectos profissionais, habilidades específicas que levem o examinador entender que você é o candidato certo para a vaga.

fxfrChega então a hora de dizer os pontos fracos. Nesse quesito, como falamos anteriormente, é importante ter em mente o objetivo da pergunta. Os examinadores pretendem entender como você lida com suas fragilidades. Nesse momento, também o ideal é se ater a situações profissionais e não pessoais. Não enfatize seus pontos fracos, prefira dizer que são “pontos a trabalhar” ou “a melhorar” e se fixe em apenas um ponto a trabalhar.

Evite falar em ansiedade… Todos somos ansiosos, então para que enfatizar isso. Como consultor, não indico a ninguém que fale em Perfeccionismo, pois por definição “perfeccionismo é um distúrbio neurótico no qual a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho, levando o indivíduo a escrupulosidade, verificações de pormenores, obstinação, prudência e rigidez excessivas prejudicando a sua pontualidade e eficiência.” É um termo muito usado hoje e em geral, bem aceiro, mas procure sempre  enfatizar com outra palavra, como detalhista, por exemplo.

Em resumo, quando for a uma entrevista:

  • Procure saber sobre a empresa,
  • Leia seu currículo e, se necessário, adapte ele a vaga desejada
  • Demonstre atenção ao que é dito e fale sempre olhando ao examinador
  • Foque seus pontos fortes e “a trabalhar” em situações profissionais

Esse é um grande passo para o sucesso. Seja honesto e claro. Melhor dizer claramente que não tem o domínio de uma ferramenta do que passar sufoco depois de contratado.

Lembre-se: a entrevista é apenas uma das etapas do processo seletivo. Você será avaliado a todo o momento, por isso sua postura e atitude podem contar a favor ou contra em todas as fases do processo.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

  1. Pontos Fortes e Pontos Fracos… Como abordá-los em uma entrevista | Jornal Empoderado Sempre tive medo de Falar em Público, até fazer o Curso Online Como Falar em Público, agora consigo fazer excelentes palestras! Estou indicando a Meus Amigos, e Se você também tem este problema, Acesse: https://goo.gl/sXXs6z e Saiba Mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade