Pesquisar
Close this search box.

» Post

Pelé faz 77 anos -10 curiosidades sobre o “Atleta do Século XX”

Hoje o maior jogador de futebol de todos os tempos e que foi eleito o Atleta do Século XX comemora 77 anos, estamos falando de Pelé.

REI NOS GAMES. FELIZ ANIVERSÁRIO PELÉ!

E vamos falar sobre 10 curiosidades do maior camisa 10 do esporte bretão:

1- O maior artilheiro da história: Em 1367 jogos na carreira, Pelé fez 1289 gols. No Santos ele marcou 1091 gols. Um recorde insuperável nos tempos de hoje.

2- A música e o Rei: Pelé sempre gostou de cantar e escrever músicas, já cantou até com Elis Regina e fez sucesso com a música “ABC” incentivando as crianças a estudarem, mas duas homenagens inesquecíveis que ele recebeu foi através das músicas “Love, Love, Love”, de Caetano Veloso e “Rei Pelé”, de Jackson do Pandeiro.

3- Parou uma guerra na África: O incrível fato aconteceu em 1969, na Nigéria onde estava ocorrendo uma guerra civil entre nigerianos e separatistas do Leste Africano. O Santos foi jogar na região e o tenente coronel Samuel Ogbemudia, decretou feriado na parte da tarde. Ele ainda autorizou que a ponte sobre o rio que ligava Benin à cidade de Sapele tivesse a passagem liberada para que todos, indistintamente, pudessem assistir ao jogo. O jogo entre Santos e a Seleção do Meio Oeste terminou 2 a 1 pro Peixe e tão logo Pelé e sua trupe foram embora lamentavelmente a guerra voltou com tudo na região.

4- Maior artilheiro do Campeonato Paulista: Em 1958 Pelé arrebentou no certame, fazendo 58 gols em 38 jogos, média incrível de 1,58 gol por jogo.

5- Ministro dos Esportes: O maior nome do esporte nacional só poderia se tornar ministro e isso ocorreu em 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, ele fez história sendo o primeiro negro a assumir um posto de alto escalão na política brasileira. Ele no seu cargo criou a Lei Pelé, onde libertou os jogadores de ser propriedade dos clubes, embora os direitos fossem para os empresários, o que gerou muitas críticas na época.

6- Estrela de cinema: O Rei fez alguns filmes devido a sua fama, sempre associando à sua arte, como Fuga para a Vitória, com Michael Caine e Sylvester Stallone, e Os Tromadinhas, com Paulo Goulart e Raul Cortez.

Mas os filmes que fizeram mais sucesso de Pelé foram os documentários Isto é Pelé Pelé Eterno onde mostrava a sua história e a comédia Os Trapalhões e o Rei do Futebol em que ele atua com Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

7- Pelé goleiro: O jogador mais perfeito na arte de fazer gols no mundo atuou como goleiro do Santos em 4 oportunidades, em virtude de contusões dos guarda metas durante os jogos. Segue a lista de jogos:

19/01/1964- Santos 4 a 3 Grêmio no Pacaembu/SP

04/11/1969- Santos 4 a 2 Comercial-SP na Vila Belmiro/Santos

14/11/1969- Santos 3 a 0 Botafogo-PB em João Pessoa/PB

19/06/1973- Santos 4 a 0 Baltimore nos Estados Unidos

8- Garoto propaganda: Pelé sempre vendeu produtos e teve comerciais históricos, como o polivitaminico Vitasay, Casas Bahia e do Viagra onde ele falou a famosa frase:

“Fale com seu médico eu falaria”

9- Cavaleiro da Coroa Britânica: O Atleta do Século XX foi condecorado Cavaleiro da Coroa Britânica em 1997 pela Rainha Elizabeth II, sua admiradora que já veio ao Brasil assistir o Rei jogar no Maracanã, nos anos 60.

10- Polêmico em declarações: Pelé sempre enfrentou polêmicas sobre seus posicionamentos ideológicos e sociais. Nos anos 70, a ditadura impediu eleições diretas para cargos no Executivo, questionado sobre isso, Pelé lançou a famosa frase:

“O Brasileiro não sabe votar”

O ex jogador sofre críticas, pois sempre se posicionou de que ele era muito ofendido pela torcida adversária por ofensas racistas, mas que nunca brigou contra isso, pois ele preferia resolver apenas jogando seu futebol. Um ponto negativo para o maior atleta futebolístico de todos os tempos.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

3 respostas

  1. Maravilha. Ao homenage a este herói do futebol. Brasileiro.e hoje ao mundo.
    Aos novos ai está lançado a fazer suas histórias da vez…..
    Vamos aprender com quem sabe.?
    Parabéns Guerreiro.
    TONINHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade