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Os exercícios de glúteos com caneleira e quatro apoios são eficientes? Como usá-los?

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Confira dicas sobre esse tipo de malhação e as suas no meio científico e nas academias

Pelo fato do exercício de glúteos com caneleira apresentar uma posição de execução que não permite altas cargas, o corpo desequilibra para o lado oposto da perna que executa o movimento. E para alguns isso faz com que a coluna sofra um estresse em rotação, sobrecarregando em demasia a musculatura lombar.

A tendência é que as musculaturas auxiliares ao movimento (lombar e glúteo médio) apresentem fadiga muito antes do glúteo, que é muito forte e acaba sendo sub-treinado. Mas será que há como remediar isso, se realmente acontecer?

Quais seriam os exercícios mais eficazes para desenvolver essa musculatura?

glúteos1Um estudo publicado por Distefano (2009) mostrou que o agachamento unilateral foi  mais eficiente para ativar o glúteo que o clássico exercício em quatro apoios. A pesquisa também mostrou que esse mesmo exercício é mais eficiente que a abdução de quadril com caneleiras para o glúteo médio.

Apesar do estudo ter usado a eletromiografia (método que acusa ativação do músculo e não força e hipertrofia), a  análise usou exercícios tradicionais feitos com cargas e respeitando as regras do treinamento de força, além da hipertrofia. Isto sugere que a eficácia dos agachamentos realmente foram superiores.

É possível executar os exercícios de maneira eficiente?

No método treinamento biset, onde dois exercícios diferentes são executados sem intervalo para o mesmo músculo, o uso pode ser adequado.

Exemplo: o agachamento unilateral no smith repetições máximas + glúteo quatro apoios até a fadiga (ambos em torno de 8/12 repetições).

Quando falamos em treinamento, não podemos classificar algo como sendo certo ou errado, uma verdade absoluta. Tudo depende de uma série de fatores e variáveis como a individualidade biológica.

Ajuste o seu treino para os seus objetivos,  fale com o seu/sua personal trainner. É usual dizer que esse exercício, sendo ele isolador da musculatura, tem a sua função metabólica. Mas os exercícios multiarticulares são bem mais eficazes para desenvolver os glúteos.

Os agachamentos, aparelho “Leg Press” e levantamento terra são essenciais para desenvolver e hipertrofiar tal região.

Prepare-se desde já para o verão e nunca mais fuja do biquíni!

Serviço:

Agonn Academia – http://www.agonnacademia.com.br

Av. Ademar de Barros, 1585 – Guarujá – SP

Tel.: (13) 3329-2856

Sobre o Autor

Priscilla Silvestre

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-graduanda em Jornalismo Digital, acumula mais de 14 anos de experiência na área. É curiosa por natureza e workaholic por necessidade da profissão. Encara os palcos da vida vestindo os papeis de filha, irmã, mãe, professora de idiomas, assessora de imprensa, redatora de matérias impressas ou on-line para diversas editorias e ainda se pergunta: "Tempo? Quando a gente realmente quer, sempre dá um jeito!".

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