EDITORIAL

OBRIGADO – O JE fez um ano, para (causa) vocês e por (lutar) vocês!

Garrincha da Fiel

Garrincha da Fiel

Chegamos a UM ANO do Jornal Empoderado – JE, mas parece que foi ontem que estávamos no Barão de Itararé reunidos para o lançamento desse jornal, com uma missão muito clara e objetiva, que é o de dar voz aos invisíveis.

Quero antes de tudo falar de que forma chegamos neste primeiro ano. Foi dando oportunidades para jornalistas independentes, colunistas do povo, com temas que abordavam as minorias, as questões raciais e tentamos de alguma forma dar voz às mulheres, aos GLBTs, portadores de deficiência, à comunidade negra em geral e de periferia, também não nos esquecendo das pessoas que estão em situação de rua.

Nesse um  ano criamos um espaço chamado OS VISÍVEIS, onde divulgamos banda musicais, escritores, músicos, revistas e eventos do mundo nerd, eventos sociais que muito nos orgulhamos, desfile de moda pluz size e com conotação inclusiva/social (fora do padrão imposto), passeatas e manifestações em prol de um Brasil mais justo, humano e social, coletivos, entrevistas que levassem o lado humano  e que enaltecesse todos temas citados acima.

Lembrar é emocionar!

Não há como não se recordar das nossas matérias sobre racismo, preconceito, eventos sociais e musicais da periferia, manifestações em prol da democracia e de um Brasil melhor, assim como apoiamos momentos de tristeza, que foi a missa do Ricardo Silva Nascimento – o carroceiro assassinado. Porém, sempre mostrando de que lado da história estamos e não nos esquecemos de Rafael Braga, preso injustamente. “Libertem Rafael Braga!”. (As matérias e eventos aqui citados  estão no site).

Queremos agradecer às inúmeras menções carinhosas ao Jornal Empoderado. Gostaria de abraçar cada um de vocês. Obrigado pela presença no evento de ontem a Dra. Carmem Dora, Cleuder de Paula, Marcel, Hubert e Dalva , Eliana Frazão, Marcelo Cavanha, Luiz de Jesus, Sharylaine (Mc), a Rapper Rúbia e o DJ Paul ex-RPW, Marco Aurélio, Fabiana Generoso e Roberto Pires, do Sintratel,  Thiago Ribeiro, dos Gaviões, Aos Garçons, a Sulla gestora da galeria Olido, Rafael Castilho, do Núcleo de Estudos do Corinthians. Em especial a minha família e Lynia Honorato, minha afilhada, Suelen e Lucia, Alex Minduim, assessor parlamentar do André Sanches, Xenia By Gastro(buffet da festa), Chef Paulo e equipe By Gastro,  Débora Boaventura, que organizou o ótimo evento (UR&EL Eventos), Della Modas, que me vestiu, Beto e Tião, Douglas Belchior e Mari Medeiros, que dividiram a mesa comigo, o Ricardo Borges  e a Banda Banda Yadah Shabach, na linda voz da graciosa Andréa e o musico Reginaldo Moraes, Gustavo (Banca de Jornal), Camila Cordeiro (Responsável pela recepção dos convidados) Rafael LHP (GRAPHQUALITY), Sergio e Andréa, do Sindsep,Linda Marxs, Felipe Dias, Marcelo Mendez, jornalista, Débora Rocha, Marco Antonio Dipreto, Ao  Jorge Monteiro e Vladimir Galli, Professor Vilmar e esposa, Estevão Silva e namorada,  Roseli Santos e ao pessoal da Educafro, Luciano, atleticano, amigo militante  da causa negra e nerd, aos garçons, Sulla e sua  equipe da Galeria Olido,  Laura  e as(o) Jornalistas Livres, Priscilla Silvestre, Rodolfo Portella e a todos (as) presentes.

Antes do fim eu quero agradecer a quem não pode ir, mas se manifestou de alguma forma carinhosa, como a cantora Wanessa Jackson, Inaiá e Rogério Alves (família), Thiago Alexandre e esposa(autor do texto mais significativo desta edição), Alexandre e Marisa Justino, Alexandre tavares, Décio Trujilo, o senhor José Vicente, idealizador e reitor da faculdade Zumbi dos Palmares,  Selma, Arlei e Meire, Walter Falceta, jornalista e presidente do Coletivo Democracia Corinthiano, os rappers GOG e o Gaspar, da banda Záfrica Brasil,  Anderson Araujo,  Dra. Juliana Ogawa, Felipe Bianchi e Cidolis, do Barão de Itararé, Gabriel Brito,  Humberto Martins, Gracindo Caram, jornalista,a cantora e parlamentar Leci Brandão e Carina,  Penélope Toledo, Aira Bonfim, do Museu do Futebol,  Patricia Azevedo, Edson Arantes, Professor Álvaro, Pedro Martins(Banca de Jornal), Rafel Costa Soares, Victor Farinelli, Cris Collich, July Fabri, Renata jornalista,Elaine Souza, Fabiana da “Silva&Silva Luluzinha  Boutique”, Professor e economista Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, Wladimir ex-jogador, Manoel Souza, da Revista Mundo dos Super-Heróis e equipe, Ro Amonet, Roberta Romero, Durval Arantes, Lucia Makena, Luh Souza,  Noberto Zanzuca (direto de Angola) e todos os colaboradores (as) do jornal.

Por fim, quero dizer obrigado aos nossos milhares de leitores e leitoras que acreditam no nosso trabalho, aos militantes negros (as) e, em especial, às mulheres militantes, professores (as) e jornalistas. Saibam que aprendemos muito com vocês e lutamos por vocês.

Que venham muito anos mais e com um único objetivo, pois empoderar para nós é DAR VOZ AOS INVISÍVEIS. Muito Obrigado!

Confira alguns recados deixados ao Jornal Empoderado!

Sobre o Autor

Anderson Moraes

2 Comments

Deixe um comentário