Pesquisar
Close this search box.

» Post

O que é ser empoderado para você?

RO-AMONET-300x85

 

Quando alguém o reconhece como uma pessoa empoderada, a que isso te remete? A uma certa estética? A um discurso? O que você entende de empoderamento e como você se apropria dessa expressão está extremamente ligado ao que você entende que é poder.

É senso comum que todos querem poder e, ainda mais senso comum, é afirmar que que o poder corrompe as pessoas, portanto, é necessário afastar-se dele, ainda que seja desejável. Os seres humanos têm uma relação com o poder que mistura o medo é o desejo.

Em sites como a Wikipédia, por exemplo, poder é definido e como “ a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império.” Logo na definição, é possível perceber que poder está ligado a liderança.

Existem vários tipos de poder: financeiro, espiritual, político, de sedução…O ser humano joga em suas relações com o poder que tem e, ao longo da vida, busca adquirir os poderes que não tem. Há, muitas vezes, também, aqueles que passam a vida fugindo do poder que possuem, como se a proximidade com o poder pudesse, paradoxalmente, enfraquecê-las ou transformá-las em algo ruim.

São diferentes formas de lidar com isso, mas todas elas são baseadas no que você acredita que o poder trará para sua vida. A forma de encarar o poder, seja buscando-o incansavelmente, seja fugindo desesperadamente é determinada pelas suas crenças, por como o ensinaram que é o poder, por como as pessoas que te cercaram durante a infância lidaram com ele.

Mais importante do que entender o que determina como é sua relação com o poder é entender que essa relação determinará onde você estará e como será sua vida. Afirmar-se empoderado é entender-se como alguém que está cheio de poder, é entender isso como algo extremamente benéfico tanto para a própria vida como para a sociedade em geral. O poder, como já foi dito, implica a liderança, mas não necessariamente o autoritarismo, o isolamento.

Ser empoderado é, antes de tudo, entender-se como líder do próprio destino, comandante da própria embarcação. É colocar-me como responsável pelas consequências de suas decisões e aceitar a sua própria essência. Isso é poder, isso é ser livre. Como dizia Nina Simone, mulher empoderada: “liberdade é isso: não ter medo.”

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade