Pesquisar
Close this search box.

» Post

O poder da organização

Já reparou como guardamos coisas materiais inúteis que só ocupam espaço e em muitos casos até nos fazem mal? Quantas coisas guardamos conosco sem precisar?

A todo tempo influenciamos e somos influenciados pelo meio, logo, nosso ambiente pode tanto ser influenciado pelos nossos sentimentos quanto influenciá-los.

Em muitos casos, nosso mundo exterior é apenas um reflexo do nosso mundo interior.

Todo mundo já ouviu falar nas histórias de pessoas que vão acumulando objetos, animais e até lixo dentro de casa, mas poucos entendem de onde se origina esse comportamento.

Acumulação compulsiva é um transtorno emocional com fortíssima repercussão comportamental e cognitiva caracterizado por recolhimento excessivo e incapacidade para descartar coisas, geralmente sem utilidade e para compensar algum tipo de perda ou frustração (por exemplo: morte de um familiar, dificuldades econômicas, solidão, conflitos pessoais ou profissionais).

Isso significa que a pessoa esta apenas projetando externamente problemas sentimentais e emocionais. Elas acumulam objetos assim como acumulam, por exemplo, sentimentos negativos e desnecessários como mágoa, ressentimento, tristeza e a raiva.

Na série “Obsessivos Compulsivos” do Canal Viva acumuladores_f_005nos deparamos com vários exemplos disso, como por exemplo no caso de Janet que depois de muita perda e traição se prendeu às coisas, nos casos de Dale que desenvolveu a compulsão após perder dois empreg
os e de Chris que sempre foi desorganizada desde pequena mas teve a “mania” agravada após a morte do seu filho, e por fim, no caso de Julie que afirma: “Quando você é mãe solteira de quatro filhos e está desempregada, tudo que você tem passa a ser importante. Isso se torna o que você tem”.

A pessoa que passa por esse problema deve buscar ajuda profissional, especialmente para cuidar do seu psicológico emocional, resolvendo assim o problema na raiz, de forma consistente e definitiva.

Em casos sem gravidade, como o de pessoas que são apenas procrastinadoras ou desorganizadas, fatores externos podem atuar como a água turva para um mergulhador ou como a neblina para um motorista, confundindo nosso discernimento e nossa capacidade de decisão, influenciando diretamente nosso senso de direção.

Com ideias confusas, as coisas parecem embaralhadas na nossa cabeça e no nosso coração. Nesse momento nos sentimos perdidos, sem rumo e sem esperança.

A boa noticia é que alguns pesquisadores já concordam que o trabalho, como por exemplo, a limpeza e a organização, também trazem benefícios para a saúde mental.

O Mitama Migaki é um conceito japonês, da igreja messiânica, que já sabia disso há tempos.

Ele consiste em se fazer uma limpeza em um determinado local como se estivesse limpando a própria alma. É uma limpeza profunda dos nossos sentimentos, um polimento da alma realizado através do polimento do local e seu principal benefício é a conquista do discernimento.

Para mim, de modo geral, espiritual e filosoficamente, acredito que o principal benefício de uma limpeza e organização, tanto física quanto mental, é se livrar do velho e abrir espaço para o novo.

Se livrando dos objetos desnecessários, tanto liberamos espaço físico para que novas conquistas materiais cheguem, quando nos livramos daquela mentalidade de escassez e que nos faz acreditar que não temos o suficiente. Afinal, só doa algo, quem tem mais do que o suficiente para si, podendo abrir mão de algumas coisas.

Da mesma forma, se livrar de sentimentos ruins vai permitir que novos e bons sentimentos cheguem para clarear nosso caminho.

Outro benefício, e que entre outras coisas ensino no meu curso BOMBANDO SUA PRODUTIVIDADE  BOMBANDO SUA PRODUTIVIDADE, é que se você é uma pessoa que tem dificuldades para entrar em ação, o simples fato de começar a organizar suas coisas pode ser uma excelente forma de quebrar o padrão de não executar.

Que tal então começar a organizar sua mente e suas emoções dando aquela arrumada na casa? Que tal organizar aquela gaveta cheia de documentos e contas? Que tal organizar aquele armário e até doar algumas roupas?

Garanto que quando terminar sentirá um grande alívio, uma leveza, tanto no ambiente quanto na sua alma e no seu coração.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade