Pesquisar
Close this search box.

» Post

Negras e negros candidatos, plataforma preta e gestão com centralidade periférica

O cenário das disputas internas nos partidos para escolha das candidaturas que irão participar das eleições municipais deste ano começou com um novo componente: militantes negras e negros nos partidos de esquerda reivindicam maior protagonismo nesta disputa. Se há muito tempo, o movimento negro pautou a importância da esquerda levar em conta a pauta antirracista, com algumas conquistas importantes particularmente na esfera institucional; o momento atual é pautado pela exigência dos partidos de esquerda terem candidaturas negras tanto cargos executivos como no legislativo.

A situação de maior visibilidade nesta disputa é Salvador, no Partido dos Trabalhadores. A socióloga Vilma Reis se lançou pré-candidata com apoio de várias organizações do movimento negro. Em encontros do PT, militantes bradavam “Queremos Ela”. A argumentação é forte, como pode uma cidade com cerca de 80% da sua população composta por negras e negros não ter uma prefeita negra. Fabya Reis, outra importante liderança negra do PT, ex-secretária de promoção da igualdade racial, também se lançou candidata. E neste embate sobrou a declaração do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, também pré-candidato, dizendo que esta discussão não é importante.

O Partido Comunista do Brasil lançou como pré-candidata a deputada estadual Olivia Santana, também militante do movimento negro.

E em São Paulo, uma articulação liderada pela Nova Frente Negra Brasileira, Rede Quilombação e Frente Favela Brasil discute a participação negra nas eleições municipais. Inicialmente se pensou em um nome para discutir o Executivo. Depois avançou-se para discutir uma plataforma preta. Neste ínterim, foram sendo lançados vários nomes como pré-candidatas(os) aos cargos legislativos no PSOL, PT, PCdoB, PDT.

O grande dilema que se coloca neste movimento é: como articulá-lo com as necessidades da população preta da periferia, submetida a uma intensificação da violência, do desemprego e subemprego, do aumento da miséria e das carências sociais? A precarização do trabalho atinge em cheio esta população que encontra formas de subsistência se submetendo a jornadas de 14 a 15 horas por dia, seis dias por semana, com rendimentos médios inferiores a dois salários mínimos e sem qualquer direito trabalhista ou previdenciário garantido. Meninos carregam encomendas de bicicleta, jovens se aventuram no trânsito como motoboys e muitos desempregados sobrevivem com o trabalho em aplicativos de transporte. Mulheres se submetem ao trabalho doméstico com condições análogas à escravidão. Enquanto isto, o desmonte dos equipamentos sociais deixa todas estas pessoas sem atendimento de saúde, educação e assistência social. E no Rio de Janeiro, além da violência, nem água potável para beber…

Nestas condições, boa parte desta população preta encontra um acolhimento e um espaço de sociabilidade nas igrejas. A pesquisa DataFolha que mostra que a maioria dos evangélicos é composta por mulheres negras é um indicador disto. E não se trata de “alienação” mas sim uma situação que se adequa a este contexto. É lá que se estas pessoas constroem uma rede de solidariedade e motivacional, que encontra apoio nesta vida duríssima e consegue estabelecer um laço de sociabilidade.

Com tudo isto, observa-se uma brutal concentração de riquezas. Dados da Oxfam mostram que seis brasileiros concentram uma riqueza maior que os 50% dos brasileiros mais pobres. E esta concentração patrimonial se expressa na organização da paisagem urbana nas grandes cidades, em que convivem guetos de riqueza e guetos de miserabilidade com forças policiais mantendo estes espaços apartados. A cidade deixou de ser um espaço público para ser um mosaico de locais privatizados e segregados.

Por isto, a luta pela representatividade precisa estar conectada com esta realidade, trata-se de representar esta realidade da população negra nas periferias. Candidaturas negras necessitam elaborar planos de governo que não só levem consideração essa situação mas também que apresentem planos para enfrenta-la. E apresento aqui alguns idéias para isto.

Um dos componentes do sistema que mantem esta concentração brutal de riquezas é   o sistema tributário regressivo que taxa pouco o patrimônio e onera mais o consumo. O ICMS que incide sobre uma garrafa de água mineral é o mesmo pago por um motoboy que o dono do banco Itaú. E o ICMS é um dos principais componentes na arrecadação dos municípios, junto com o IPTU que incide sobre a propriedade de imóveis.

Nota-se como os meios de comunicação criticam muito mais os aumentos do IPTU que o ICMS. Não é a toa, é porque justamente o IPTU é um dos poucos impostos que tributam propriedades.

O Estatuto da Cidade (lei 10257/2001) estabelece uma série de mecanismos de gestão social do espaço urbano e se baseia na função social da propriedade. Um instrumento importante pouco aplicado é o IPTU progressivo incidente sobre propriedades que não cumprem função social e até a possibilidade de desapropriação das mesmas para fins sociais como construção de moradia popular. Hoje, o numero de pessoas sem teto é menor que o número de tetos sem pessoas.

Outra questão importante é pensar mecanismos de apoio aos trabalhadores precarizados. Em uma reportagem na Carta Capital, um motoboy declarou que em certo dia estava tão cansado no meio da sua jornada que deitou embaixo de um viaduto em um papelão encontrado. Criar espaços como centros de convivência e referencia para estes trabalhadores é uma inovação importante.

E, finalmente, em São Paulo houve uma grande conquista que tem sido sabotada pela atual administração que são os programas de fomento as culturas nas periferias, como o projeto VAI e a Lei de Fomento as Culturas nas Periferias. Estes programas possibilitam não só o protagonismo de coletivos de cultura nas periferias, mas também constroem uma cadeia produtiva nestes bairros, gerando oportunidades e renda. Assim, o fomento as culturas de periferia devem ser vistas não apenas como uma “política cultural” mas como um mecanismo de geração de oportunidades nas periferias.

Notem que nestas ideias não me foquei nas agendas de ações afirmativas. Isto porque há consenso no movimento negro quanto a sua importância (lei 10639/03, cotas raciais, espaços institucionais específicos para gerenciamento destas politicas, entre outros). Mas o enfrentamento da situação de miserabilidade e violência da população preta da periferia exige ir além desta agenda. Em suma, o que defendo é um modelo de gestão que tenha uma centralidade periférica como forma de enfrentar esta dura realidade que vivemos.

 

Nos siga nas nossas redes sociais e fique por dentro do que acontece na cultura HipHop, Esporte do interior, Politica Social, eventos do movimento negro, e tudo que envolve a população invisível.

Facebook: https://www.facebook.com/jornalempoderado/ 

INSTAGRAM: jornalempoderado

Twitter: @Jornalempodera2

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade