Pesquisar
Close this search box.

» Post

Livro: O amor me Espera em África

capa livro

Quando Luciene – a quem nunca conheci pessoalmente, mas aprendi a amar – me procurou dizendo que era minha fã, que lera todos os meus livros e queria que eu escrevesse um romance sobre a vida dela, perguntei porque. E ela me respondeu alguma coisa mais ou menos assim: “Porque eu vivi em África e lá, além de encontrar meu amor, aprendi muito sobre as mulheres e sobre o lado mágico, feiticeiro, da vida e você é a autora de Todas as Mulheres São Bruxas”. Topei. Agora o livro está pronto, na editora, para ser impresso e Lu não está mais aqui. Mas deixou seu sonho e a sua história de presente para mim e para todos os nossos leitores. Quer mais? Leia um trecho no link abaixo:

“Luanda estudara — e ainda estudava — desde criança a arte da manipulação das muitas substâncias que existiam nas plantas e também as que eram produzidas por insetos e outros animais. Eram segredos guardados há séculos pelos curandeiros e bruxos africanos e, na história da humanidade, haviam sido posse apenas de alguns povos da Antiguidade e da Idade Média, como alguns egípcios e alguns celtas. Segredos que possivelmente estariam hoje enfurnados nas prateleiras secretas da Biblioteca do Vaticano, segredos que faziam parte de um conhecimento que não cabia e que nem era conveniente que coubesse no rol do que se convencionara chamar de ciência. Luanda ria: ciência limitada, branca, ocidental, capitalista e cristã. Mas o mundo não era feito apenas desses itens. O mundo era África. O mundo era Amazônia. O mundo era Oriente. E muitas eram as técnicas e tecnologias excluídas dessa cultura dominante, orquestrada pelos países economicamente desenvolvidos que, na visão de Luanda, eram também subdesenvolvidos holística e magicamente. Um mundo que pensava poder aprisionar a realidade em caixinhas estanques, um mundo que pensava — com sua tecnologia baseada apenas no lado racional — poder classificar e dominar a natureza, ignorando que havia muito mais, na vida do planeta, do que os olhos e a razão conseguiam enxergar. O mundo dos bobos — julgava ela. O mundo dos padres que vieram para esse continente “catequizar” e escravizar seu povo, classificando-os de selvagens e passando por cima de sua sabedoria, ignorando arrogantemente que existia essa sabedoria… Luanda casara-se com Aravan sem saber que ele pertencia, de corpo e alma, ao mundo ocidental, ao mundo “branco”, como ela o chamava. Ela não. Era negra. Por fora e por dentro, com muito orgulho. E, assim como se casara com ele por interesse, na tentativa de recuperar um pouco do conforto financeiro com o qual fora criada, seria também capaz de mata-lo por interesse. Só não podia ser descoberta. Por isso o induzira ao sono e ao acidente. Mas existiam poderes ainda maiores. Esses poderes, no entanto, ela sabia, tinham um preço a cobrar, proporcional à sua grandeza. Um preço que ela, nem de longe, estaria disposta a pagar.” trecho do capitulo 18, Veneno de Abelha.

 capa livro 3

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade