AFRO NEWS BRASIL

PROCURA POR GASTRONOMIA AFRICANA? AQUI NO BRASIL TEM!

Afro Dida - Mufete - foto de Fabiana Cavalcante

Dida

A chef Dona Nascimento traz diversas especialidades afros em seu cardápio!

Uma chef, empreendedora, mulher, mãe… Essas são apenas algumas denominações que se enquadram a Dida Nascimento. Com pitadas de bom senso e muita garra, comanda o Bar da Dida & Restaurante ao lado dos três filhos.

Caril de Camarões do Dida BarDida é uma mãe moderna, que concilia a vida pessoal e profissional ao lado de sua prole. Na verdade, a dedicação é recíproca, mesmos com filhos adultos, os quais fazem decisões conjuntas em tudo.

Aberto em dezembro de 2015, o espaço leva seu nome e faz parte do Polo Gastronômico da Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro.

Mas há um diferencial com os seus quitutes. Dida dá atenção para a sua ancestralidade, que vem desde a abertura trazendo esta peculiaridade no cardápio, com quitutes convidativos a um conceito afro-brasileiro e africano, prometendo aprazíveis surpresas. A chef também realiza o encontro “Afro Dida”, que acontece sempre na terceira semana de cada mês – sábado e domingo. Tem o intuito de realizar uma grande invasão afro na terra fluminense.

E a cada edição um país africano é homenageado, onde um prato é recriado e ganha status de estrela da casa. Dida já apresentou iguarias de Marrocos, como o “Cuscuz Marroquino”, que é temperado com ameixa, uvas passas, damasco e nozes, com lâminas de lombo suíno assado, fechando com mini cenouras e damasco. O “Caril de Camarões” vem em molho espesso de tonalidade amarelada, com toques de açafrão, cominho,Muamba de Galinha cred Bi&Ro Assessoria (7) coentro e curry, para tornar mais saboroso é servido no abacaxi. A sugestão é uma inspiração de Moçambique.

Da Angola, o “Mufete” a ganha sua vez, já que é um prato tradicionalmente consumido em Luanda. Constituído de peixe assado, é acompanhado de molho vinagre de cebola, além de feijão de óleo de palma, mandioca, batata doce e farofa.

Outro que também já foi a vedete é o “Muamba de Galinha”, com molho de amendoim, mais uma iguaria do país homenageado. O seu preparo envolve galinha, óleo de palma, quiabos, gindungo, cebola e alho.

Ou seja, Dida tem como objetivo apresentar um pouco da cultura e sabores do povo africano à Cidade Maravilhosa.

Se você for ao Rio de Janeiro ou vive em terras fluminenses, não deixe de conferir esse pedacinho da África aqui no Brasil!

Serviço:

Bar da Dida & Restaurante – R. Barão de Iguatemi, 408 – Praça da Bandeira – Rio de Janeiro/ Tel.: (21) 2504-0841

(Crédito das Imagens: Fabiana Cavalcante)

Sobre o Autor

Priscilla Silvestre

Jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-graduanda em Jornalismo Digital, acumula mais de 14 anos de experiência na área. É curiosa por natureza e workaholic por necessidade da profissão. Encara os palcos da vida vestindo os papeis de filha, irmã, mãe, professora de idiomas, assessora de imprensa, redatora de matérias impressas ou on-line para diversas editorias e ainda se pergunta: "Tempo? Quando a gente realmente quer, sempre dá um jeito!".

Deixe um comentário