Pesquisar
Close this search box.

» Post

Futebol virtual cresce no Brasil e firma parceria para ‘Libertadores Digital’ no FIFA 18

O mundo dos videogames ganha, a cada dia, mais adeptos interessados na jogabilidade cada vez mais objetiva e na profissionalização como uma porta para o mercado de trabalho no universo online. Ao encontro destas ideias, as produtoras dos games como FIFA e Pro Evolution Soccer (PES), por exemplo, apostam em gráficos mais realistas e experiências impressionantes para os jogadores.

Atualmente, o mercado digital é alimentado pelas competições de League of Legends (LOL), Clash Royale e Dota 2, por exemplo. Estes estilos de jogos são voltados ao universo dos computadores e hoje são um grande fenômeno no mercado nacional (com a disputa do Campeonato Brasileiro de LOL – CBLOL) e também mundial, que reúne as melhores equipes de cada país afiliado.

Na última segunda-feira (19/06), a Confederação Brasileira de Futebol Virtual (CBFV) fechou uma parceria com a Confederação Sul-Americana Virtual Pro (CSVP) para trazer ao público do FIFA Pro Clubs vários campeonatos internacionais na jogabilidade online, incluindo Taça Libertadores e Copa Sul-Americana.

Conceito

O futebol virtual em questão é disputado entre equipes no modo Pro Clubs do FIFA 17. O modo consiste em partidas online entre jogadores reais, formando times de até 11 integrantes de cada lado. Caso o clube não preencha todas as posições, o game trata de acrescentar os chamados “bots”, avatares controlados por inteligência artificial. No entanto, a famosa pelada se torna mais realista e cada mais profissional

A ideia do futebol online Pro Clubs teve seu primeiro crescimento em 2011, de acordo com Lucas Mendes Carneiro, um dos administradores da CBFV e presidente do FIFA BAHIA, uma equipe de Pro Clubs. “Em 2012, a modalidade do Pro Clubs começou a sua história, e ao longo dos anos, foram surgindo [mais equipes] e se difundindo no Brasil. A modalidade na qual 11 pessoas enfrentam outras 11 é simplesmente um universo perfeito do futebol virtual”, diz.

Nas últimas competições disputadas pela CBFV, segundo Lucas, ao todo 100 equipes participaram, totalizando de mil a 1.300 jogadores. O jogo, em alguns momentos, se torna uma profissão e muitos gamers se profissionalizam para lucrar com este novo mercado. “Atualmente, a modalidade já conta com alguns jogadores remunerados, outros que recebem conforme meta, os que recebem para se transferir para equipes e algumas equipes de futebol real estão se inserindo na modalidade com equipes de futebol virtual”, comenta.

Um exemplo desta mistura do real com o virtual foi o contrato de exclusividade que o Barcelona assinou com a Konami em 2016, bem como a capa do FIFA 18, que tem Cristiano Ronaldo como destaque no encarte oficial e em algumas publicidades para a divulgação do jogo.

Mundo a ser explorado

Mendes destaca o aumento no número de equipes desde a primeira competição, em 2012. Enquanto no primeiro ano 72 equipes disputaram os campeonatos, no ano seguinte 100 clubes se inscreveram para os torneios. “Atualmente, estamos com Copa do Brasil e nossas Ligas, chamadas de divisão Especial, Ouro e de Acesso. Lembrando que todas fazem parte de competições testes para entregarmos nosso calendário final e definitivo, que será implementado no FIFA 18”.

A parceria com a Confederação Sul-Americana colocará o Brasil mais próximo da realidade do continente e em contato com outros jogadores. “Estaremos em exposição na América do Sul, representaremos o Brasil nas competições internacionais e isso pode fazer com que investidores e mais parceiros cheguem até nós”.

Entretanto, o crescimento não para por aí. Mendes frisa a importância desta união continental e dos futuros eventos a serem disputados. E o mercado só tende a crescer.

“A jornada é longa. É importante termos alcançado o mercado Sul-Americano, mas nossas ambições seguem em expandir cada vez mais nossa marca. Precisamos cada vez mais apoio para podermos divulgar nosso trabalho e tornar o futebol virtual cada vez mais profissional”, finaliza.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

0 resposta

  1. No matter how you do it, losing weight is an individual thing. Friends can help you but they can’t lose the weight for you. You’ve got to take charge of your weight loss from the beginning if you want to get serious about losing weight. The following tips will help.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade