Pesquisar
Close this search box.

» Post

Florianópolis, ou Ilha de Santa Catarina: O que visitar ?

Florianópolis é uma das capitais do turismo nacional. Todo ano turistas do país e do Mundo vão à cidade na busca pelas belas praias da cidade. A ilha oferece atrativos para todas s idades.

 

Vendo aproximar se o feriado de sete de setembro e as férias de dezembro, o ensaísta, há 3 anos radicado na ilha, modestamente expõe algumas boas dicas para quem quer visitar a capital catarinense no feriado ou em qualquer época do ano.

O sucesso da visita às praias vai depender da previsão metereorológica do feriado, mas a ilha guarde muitos outros atrativos ao turista.

O que visitar?

No centro histórico da cidade muitos são os pontos de interesse. Vale lembrar que alí começou a cidade, no povoado de Nossa Senhora do Desterro, fundada pelo bandeirante Francisco Dias Velho. Por estes tempos a ilha era toda ocupada pelos pacíficos índios carijós.

A praça XV de Novembro no centro tem seus atrativos. Num dos pontos da praça se observa a Catedral de Florianópolis. Ao seu lado direito está o Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Souza, que tem o nome do grande poeta catarinense. O museu tem grande interesse arquitetônico e oferece acervo variado.

Ladeiam a praça XV alguma ruas com casario antigo. Muito perto da praça se encontra o Mercado Municipal, reformado este ano. O mercado tem interesse arquitetônico. No mercado muitas são as opções gastronômicas. Ladeando o prédio se encontra ainda a Casa da Alfandega, pela construção que apresenta hoje inúmeras peças de artesanato a venda.

Ainda no centro, próximo ao Parque da Luz, existe a Taberna Ibérico, excelente restaurante de cozinha ibérica.

Próximo ao centro outro atrativo agrada aos manezinhos ( como são chamados os habitantes da ilha). Infelizmente muitos turistas não o conhecem. No alto do Morro da Cruz se encontra o melhor mirante da ilha. O morro disponibiliza a mais bela vista da ilha, fazendo avistar o canto oeste da ilha e o continente. Outro mirante que proporciona bela paisagem é o do morro da Lagoa da Conceição

Muitos turistas, quando vem para a cidade, gastam todos os seus dias nas praias do norte da ilha. No entanto, muitos são os atrativos, como o belo casario de Santo Antonio de Lisboa. Santo Antonio de Lisboa é um bairro do norte da ilha. Nele foi pavimentada a primeira rua da cidade, por ocasião da visita de Dom Pedro II à ilha. Os portugueses de Açores foram os que primeiro habitaram essa bela região, que conta com ótimos bares e restaurantes. Merece destaque a bela capela do bairro e o trapiche que ladeia as praias calmas de Santo Antonio. Bares como “ Coisas de Maria e João” e a “ Cervejaria Artesanal Sambaqui” atraem o público jovem. Boas opções gastronômicas são os restaurantes “ Chão Batido” e “ Marisqueira Sintra”, com primorosa culinária portuguesa.

Outro bairro de grande interesse arquitetônico é o Ribeirão da Ilha. O Ribeirão da Ilha é outro bairro antigo da cidade de colonização por açorianos. Merece destaque o casario português, onde se destacam restaurantes como “ Ostradamus” e “Rancho Açoriano”.

Na próxima semana serão exploradas outras qualidades da ilha, como as praias e a vida noturna.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade