Pesquisar
Close this search box.

» Post

Especialista em pele negra dá dicas de como repor vitamina D durante a quarentena

Desde o início da pandemia do Coronavírus (Sars-CoV-2) muito se tem falado sobre a importância da exposição ao sol e a reposição da vitamina D para evitar a doença. Após pesquisadores da Universidade de Turim, na Itália, divulgarem um documento que reforça como a vitamina D teria um papel importante na prevenção da Covid-19 a corrida para tomar banho de sol e realizar a suplementação da vitamina passou a ser grande. 

Muitos especialistas recomendam aproximadamente uma exposição diária de 15 minutos para a reposição da vitamina e o Presidente Jair Bolsonaro declarou que zeraria os impostos sobre os suplementos vendidos em farmácias. Mas, para a pele negra isso não é tão simples assim.

De acordo com a renomada Dermatologista especializada em pele negra, Katleen Conceição, a nossa pele naturalmente já produz menos vitamina D.  “A pele negra por possuir maior quantidade de melanina tem uma síntese prejudicada de vitamina D, já que a melanina é capaz de dissipar 99,9% da radiação UV absorvida pela pele negra. Nós da pele negra produzimos até seis vezes menos vitamina D do que as peles mais claras.” 

Dra. Katleen Conceição é a maior especialista em pele negra no país atualmente

 

A especialista ainda destaca que apesar de não ter comprovação cientifica da importância da vitamina no combate ao COVID-19  ela é importante pois regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino; é responsável pela saúde dos ossos e tem papel importante na força muscular atuando também no fortalecimento do sistema de defesa com alguns trabalhos que sugerem que a suplementação pode auxiliar em doenças autoimunes, mas ainda há muito a estudar. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia se posicionou diante as perguntas sobre a importância da vitamina D para prevenir o COVID-19 e destacou que a população deve adotar, em sua rotina, alimentação balanceada, atividade física regular e exposição solar leve e habitual consciente de que, até o momento, não há qualquer evidência científica relevante  de que isso será um fator de proteção contra a Covid-19 ou ao seu agente causador, o Coronavírus. A SBD ainda destaca que a suplementação oral de vitamina D de forma indiscriminada também não é recomendada pois seu uso em excesso pode gerar efeitos tóxicos. 

Recomendações para a pele negra 

Segundo a Dra. Katleen, a pele negra necessita de pelo menos 1 hora diariamente expondo pelo menos as mãos para repor a vitamina D (sem aplicar filtro solar antes). A exposição solar precisa acontecer entre ás 10 e 15 horas para a síntese da vitamina D. Para quem prefere evitar expor a cabeça ou o rosto, a boa notícia é que deixar mãos e pernas à mostra , ou 15 % da superfície corporal já é suficiente para que a vitamina D possa ser produzida. 

  A dica é expor ao sol pelo menos 15 % do corpo durante 1 hora todos os dias.

(Foto de Jennifer Enujiugha no Pexels)

 

 

 

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade