Pesquisar
Close this search box.

» Post

A escritora Giovanna Vaccaro conta como é a sensação de esgotar prateleiras aos 16 anos

giovanna-vaccaro1

“Procura-se” e “E Se…” já esgotaram as prateleiras de duas Bienais e estão à venda nas melhores livrarias de todo o País

Ela se “descobriu” como autora de livros em um sonho, aos 13 anos, onde levantou correndo da cama para colocar no papel aquilo que havia vivenciado durante a noite, com a pretensão de fazer somente um conto. Porém, as ideias foram tantas, que o trabalho resultou em um livro: “Procura-se”. Aos 14 anos, ela já sentia as emoções de como é ser escritora e ver a sua obra se esgotar em menos de duas horas na 17ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Hoje, aos 16, ela tem mais um livro lançado, o “E Se…”, que fez parte da cartela de vendas do stand da Editora Coerência na 24ª Bienal do Livro de São Paulo, no ano passado, para voltar a vivenciar as mesmas sensações de ver fãs, leitores, amigos e seguidores do seu trabalho indo ao evento para adquirir seu novo trabalho, autografá-los e ter a certeza de que aquele sonho há dois anos mudaria toda a sua trajetória profissional.

Nós, do Jornal Empoderado, conversamos com a escritora Giovanna Vaccaro, para levarmos até vocês todos os projetos dela para 2017, saber mais sobre o que ela conquistou neste período da carreira como autora e outros caminhos que sua vida vem trilhando depois disto tudo. Confira!

Jornal Empoderado – Você tem dois livros publicados e ambos tratam de temas bem abrangentes, como transplante e a questão de poder voltar no tempo e sofrer consequências. Quais as suas intenções ao utilizar esses assuntos nos livros?

Giovanna Vaccaro – Gosto de pensar no que a “leitora” iria gostar de ler, no caso eu. Vejo muito por mim o que acredito ser instigante. Então, sempre crio assuntos que possam interessar ao leitor, porque chamam a atenção e despertam a curiosidade. Além disso, embora não pareçam, estes mesmos assuntos trazem lições das quais podemos desfrutar e aprendermos bastante. Estamos em um momento em que todos os leitores são muito exigentes com suas leituras, por isso, tento colocar o máximo de conteúdo novo e original possível.

giovanna-vaccaro5Jornal Empoderado – Como você trabalha a escrita para que os seus livros tenham uma leitura fácil, sem que a pessoa sinta tristeza, mas sim aprenda e reflita diante do que está lendo?

Giovanna Vaccaro – Sim, eu escrevo de forma leve para que os leitores não tomem algum tipo de susto quando chegam a algum momento específico na trama. No entanto, gosto muito quando os meus livros emocionam os leitores, porque eu acredito que um livro é rico em sentimentos e um livro bom é aquele que nos faz sentir coisas inusitadas durante a leitura. Os meus livros, mesmo que não mostrem explicitamente, sempre trazem algum aprendizado escondido no contexto. Vários leitores me chamam para me contar que aprenderam muitas lições, como valorizar o agora ou dar valor ao que temos, por exemplo.

Jornal Empoderado – Em seus próximos livros quais temas serão explorados? Você já pode adiantar um pouquinho pra gente sobre as histórias e até mesmo previsões de lançamentos?

Giovanna Vaccaro – Meu próximo livro se chama “Pertencemos às Estrelas” e será lançado ainda este ano. Ele conta a história da Ellouise e Leonardo. A princípio é um romance comum, mas quando as pessoas começarem a ler, verão que é muito mais do que isso. Isto porque nesta obra eu trato de assuntos marcantes do nosso cotidiano, como machismo, homofobia, racismo, bulimia e preconceitos das mais variadas formas. Escrevi esse livro para, talvez, fazer as pessoas entenderem que há tantas coisas que estão erradas em nossa sociedade, que precisam mudar com bastante urgência.

Jornal Empoderado – Qual tema você acredita que nunca irá trabalhar em seus livros e por quê?

Giovanna Vaccaro – Eu escrevo sobre coisas que leio e entendo. É por isso que me dou melhor escrevendo romances e histórias de não ficção. Acho que um gênero que eu não escreveria seria terror, porque não leio muitos livros nesse estilo. Porém, nunca digo “não” para uma história. Se algum dia, uma ideia de terror surgir em minha mente, escreverei.

Jornal Empoderado Como é para você ser adolescente e lidar com leitores de todas as idades?

Giovanna Vaccaro – Na verdade, fiquei surpresa quando descobri que tinha leitores com menos de 12 anos e maiores de 30. Meu público é surpreendentemente diversificado. Por isso, sempre tento criar histórias que sejam boas para todo tipo de pessoa.

Jornal Empoderado – Você também é colaboradora da Revista Capricho, assim como na TV on-line da publicação. Como você conseguiu se inserir nessa parceria? Conte-nos um pouco de como é o seu trabalho e o que você vem aprendendo com tudo isso profissionalmente.

Giovanna Vaccaro – Todo ano a revista escolhe várias adolescentes, entre 13 e 17 anos, para participar da “Galera CAPRICHO”. Em 2016 eu fui uma das escolhidas. Eu escrevo posts para o site da Revista e gravo o Clube do Livro para o canal da revista no YouTube, indicando e falando sobre livros. Profissionalmente, está sendo maravilhoso. Porque vou cursar jornalismo na faculdade e isso é uma grande oportunidade.

giovanna-vaccaro4Jornal Empoderado – Além de escritora, você também tem um canal no YouTube. O que você acha desta “febre” de Youtubers no Brasil?

Giovanna Vaccaro – Eu sempre adorei Youtubers. Não tenho do que reclamar. Sempre achei que cada um tem seu jeito diferente de se pronunciar. Há aqueles que interagem com o entretenimento, alegrando o dia de muitas pessoas, enquanto também tem aqueles que falam o que pensam e expressam suas opiniões. Eu adoro todos os estilos de Youtubers e assisto a vários deles.

Jornal Empoderado Como chama o seu canal, quais são os temas que você aborda e o que você considera essencial para se distinguir de tantos outros Youtubers que existem?

Giovanna Vaccaro – Meu Canal se chama “Passa Cola”, onde eu falo sobre livros, séries, filmes, maquiagem, moda, tudo o que mais gosto. Gosto de pensar que meu canal é diferente porque eu falo dos mais variados assuntos, enquanto alguns outros canais se fixam em apenas um.

Jornal Empoderado Por fim, quais são seus projetos para 2017?

Giovanna Vaccaro – No primeiro semestre do ano irei participar da Antologia “Mais Amor, Por Favor”, da Editora Coerência, com meu conto “A Garota dos Meus Sonhos”, que é um romance misturado com fantasia. Depois disto, vou lançar a segunda edição de “Procura-se”, meu primeiro livro e que está esgotado. Será uma nova edição porque eu reescrevi o livro inteiro (já que o escrevi quando ainda tinha 13 anos e o publiquei com 14 anos) e terão vários bônus para os antigos leitores. Já no segundo semestre, pretendo lançar “Pertencemos às Estrelas”.

Bate-Bola:

Um sonho: Ver algum dos meus livros nas telas do cinema;

Um objetivo: Ser jornalista;

Um ídolo: Hugo Gloss;

Uma inspiração: Carina Rissi;

Eu odeio… Qualquer tipo de preconceito;

Eu amo… Assistir a séries e filmes na Netflix, além de ler meus livros favoritos enquanto escrevo;

Uma frase: “Primeiro vem a chuva e depois o arco-íris, se acostume, pois a ordem é essa.” (Uma das frases de “Procura-se”).

13179271_589817671186536_188586698273638571_n

Serviço:

Giovanna Vaccaro:

Editora Coerência: www.editoracoerencia.com.br

Canal Passa Cola: www.youtube.com/channel/UCGiCwoqj9Qzjd4X3D5sVcWg

Instagram: https://www.instagram.com/gi_vaccaro/

(Crédito das Imagens: Arquivo Pessoal/ Assessoria de Imprensa: Priscilla Silvestre)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade