Pesquisar
Close this search box.

» Post

Entre clássicos e filmes recentes, alguns obrigatórios sobre a temática racial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O JE preparou uma lista de filmes com temática racial para nossas(os) leitoras(es). Uma forma de aproveitar as comemorações, eventos e manifestações deste mês  de luta, mas também de valorização da raça negra. Ubuntu: “eu sou porque nós somos”!

 

ESTRELAS ALEM DO TEMPO

Um filme inspirador baseado na força de mulheres que acreditaram que elas podiam. E assim quebram as barreiras do preconceito racial e o preconceito contra as mulheres e conquistam seu lugar de direto na NASA. O filme, da década de 60,’Estrelas Além do Tempo’, retrata a história de três mulheres negras valentes e inteligentes em uma comédia dramática.

 

Estrelas Além Do Tempo 

 

Fences (Um limite entre nos)

A frustração de  Troy Maxson (Denzel Washington) que com 53 anos se sente frustado por não ter sido jogador de baseball profissional, devido a sua cor. Ele mora com sua esposa Rose (Viola Davis), e o filho mais novo, Cory (Jovan Adepo). Ele trabalha recolhendo lixo das ruas e batalha na empresa para que consiga migrar para o posto de motorista do caminhão de lixo enquanto luta para que o filho não siga na profissão que ele foi excluído – O filho não aceita e bate de frente com o pai, o Troy.   

 

417698

 

MOONLIGHT

Ele narra a história de Chiron, um menino introspectivo, filho de uma mãe viciada em crack cujo paradeiro do pai não se sabe. Quem acaba se tornando sua figura paterna é o traficante do bairro, Juan, vivido por um impecável Mahershala Ali, indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. É improvável, mas afetuosa e verdadeira a relação a que se estabelece entre os dois. – Carta Capital

moonlight-live-soundtrack-orchestra

EU NÃO SOU SEU NEGRO

O filme dirigido por Raoul Peck é construído a partir de um manuscrito inacabado do romancista e ensaísta norte-americano James Baldwin. Com cerca de 30 páginas, Remember this house, aborda questões relacionadas ao sistema segregacionista nos EUA, tendo como ponto de partida memórias sobre os três líderes negros assassinados entre 1963 e 1968: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King. – Diário de Pernambuco

 

eu-nao-sou-seu-negro-poster-oscar

 

FAÇA A COISA CERTA

É um filme de 1989 que ajudou transformar o CINEMA NEGRO e assim influenciar novos jovens negros a realizar mais filmes no mundo todo. Ou seja, um divisor de águas. A partir dele surge uma nova onda de diretores negros, como  como  John Singleton, com “Boyz n the Hood” (1991), indicado ao Oscar com apenas 23 anos, e Mario Van Peebles, com o filme “New Jack City” (1991), um filme de US$ 8,5 milhões que gerou mais de US$ 44 milhões de renda, nas bilheterias. O filme é ambientado num barril de pólvora racial da época. Após este filme como dica assista também “Crash: No Limite”.

big

MALCON X

 

Um drama biográfico da vida e obra de um dos maiores lideres negros que já existiu. Malcon, um ex-malandro de rua, que teve o pai, um pastor,  assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade se torna o líder que renegou em um momento a teoria e dialogo ao enfrentamento.

malcolm-x1

Cara Gente Branca

Quando os alunos brancos de uma escola decidem dar uma festa temática sobre a raça negra, quatro alunos negros começam uma manifestação. Esta é uma sátira feroz ao racismo e ao pensamento politicamente correto e condescendente a respeito da diversidade racial.

8f9db453d1f8af7cd54e670d57842a66b4c3274f

O Filme – Hotel Ruanda

Hotel Ruanda é um filme baseado na história real de Paul Rusesabagia, gerente de um hotel de uma empresa belga em Kigali, capital da Ruanda. Paul Rusesabagia pertence ao grupo étnico hutu, e em 1994, durante perseguição aos tutsis, Rusesabagia abrigou 1.200 tutsis no Hotel Ruanda, local em que trabalhava. – Geledés

hqdefault

PANTERAS NEGRAS

Em uma época de racismo em ultimo nível só a reação enérgica poderia frear os sujos como a Klu Klux Klan. Assistam!

download

O Grande Debate

O tema é o racismo, este que é um dos crimes mais horripilantes que a humanidade foi capaz de conceber. Mais especificamente, é uma história sobre o combate ao racismo, o combate à noção de superioridade das pessoas de pele clara em relação às de pele escura, em que as armas são as palavras, a inteligência, a lógica, a razão.

Conta-se a história verdadeira de um professor e de um grupo de alunos seus de uma faculdade para negros da cidade texana de Marshall, durante os anos 30, no meio da Grande Depressão, que se preparou para um esporte de que os americanos gostam muito, um esporte em que a força física não conta nada: os debates de idéias, diante de plateias e um corpo de doutos jurados. – 50 anos de filmes

O-Grande-Desafio

PRECIOSA

 Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece “Preciosa” Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa.

preciosa_filme

 

Boa diversão e conscientização!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade