Pesquisar
Close this search box.

» Post

Em prol de jovens de favelas brasileiras, francês encara regata cheia de perigos

Pierre nos Prazeres 2011

Pierre Lacaze almeja arrecadar $ 500 mil para projetos e iniciativas do Rio e Salvador

O empresário francês Pierre Lacaze se prepara para o maior desafio de sua vida: percorrer, de barco, mais de 7.800 km entre o Norte da França e o Nordeste Brasileiro. Juntamente ao navegador Yoann Richomme, ele partirá no dia 5 de novembro, do Porto de Le Havre, França, rumo ao Brasil para a lendária Transat Jacques Vabre, uma implacável regata em duplas que dura duas semanas ao longo da histórica “Rota do Café”.

A viagem tem um grande motivo: inspirar jovens de favelas e periferias brasileiras, além de uma meta de arrecadar $ 500 mil para projetos sociais brasileiros. Até o momento, $ 40 mil já foram arrecadados. A iniciativa está sendo apoiada pela BrazilFoundation, que é parceira da iniciativa e ajudará Pierre na seleção dos projetos e investimento dos recursos.

Favelas e periferias

Pierre nos Prazeres 2011 2Os projetos selecionados serão das cidades do Rio de Janeiro e Salvador. Na primeira, ele já visitou diversas favelas, como Rocinha, Providência, Prazeres e Complexo da Maré, que emocionaram o francês com as histórias de vidas de seus moradores.

A segunda será o local de seu desembarque no País. Aos 41 anos, a grande aventura de Pierre, que é CEO da LCM Commodities, é também a realização de um desejo de infância. “Não sou marinheiro, mas sempre velejei. Cruzar o Atlântico em um dos barcos à vela mais velozes já construídos é um sonho que tenho desde os 10 anos”, entrega, mas admite que esse não é o seu principal grande objetivo. “Quero inspirar os jovens a sonhar grande, que sintam orgulho e que eu consigam arrecadar recursos para dar a eles oportunidades”, almeja.

Conhecer as favelas cariocas foi conflitante para ele. Pierre conta que se sentiu apreensivo e inspirado: “Vi armas e raiva, também vi muita determinação e disposição. Aprendi uma lição de humildade e de esperança. Tenho convicção de que algo essencial está em risco nas favelas do Rio, algo que nos define como seres humanos. Nossa habilidade de demonstrar empatia e a nos relacionarmos entre si”, conta.

A viagem

Pierre Lacaze
Pierre Lacaze

Transat Jacques Vabre é uma rota temida por marinheiros experientes do mundo todo. Pierre sabe bem disso e admite: “A primeira semana no mar será difícil. Vamos enjoar por um dia ou dois, estaremos exaustos, com frio e molhados o tempo todo. Navegar pelo Golfo de Biscaia e ao redor do Cabo Finisterra no inverno não é brincadeira. Correntes de baixa pressão, vindas do oeste, arrastam-se pelo golfo deixando o mar implacável e traiçoeiro”, conta.

Yoann Richomme
Yoann Richomme

Apesar dos perigos, ele, que pratica boxe, esqui, alpinismo e tênis, afirma não estar apreensivo. “Estou consciente dos desafios e das possíveis dificuldades. Yoann Richomme, meu co-capitão, é um campeão. Estamos trabalhando no barco para minimizar os riscos e estou muito contente com o resultado. Estamos treinando muito, escalamos montanhas e velejamos juntos com um objetivo único na mente”, finaliza.

Serviço:

Para conhecer e colaborar: brazilfoundation.org/campaign/vivo-a-beira (em português e inglês) ou vivoabeira.org (apenas em inglês). Informações: (21) 2532 3029.

 

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade