Pesquisar
Close this search box.

» Post

Dicas para fazer Coaching e como contratar um Coach

O termo se tornou muito popular e acabou se desgastando, hoje as escolas formam a cada dia novos Coaches que em muitos casos não tem a menor ideia do que fazem e de como deve ser a sua atuação.

Para entender melhor… Coach é um treinador, que através de sessões como em uma terapia vão auxiliar a buscar as respostas que os clientes estão buscando. Não se trata de psicoterapia, mas é um processo terapêutico, pois auxilia no equilíbrio emocional.

A procura deve ser feita quando o profissional quer tomar uma decisão ou buscar uma alternativa para a sua carreira ou que tenha um objetivo em sua vida. O problema é que hoje em dia existem muitas pessoas de má fé ou desqualificadas que se autodenominam Coaches.

O importante no momento da procura de um Coach é saber que existe um treinador para cada situação; Temos Coach for life (para situações de vida como relacionamento, falar em público, motivacional), Financeiro, de Liderança, Esportivo, de Carreira. Procure o profissional certo para poder atender as suas expectativas. Um Coach financeiro não resolverá seu problema de relacionamento com seus pares no trabalho.

Em geral, coaches trabalham com técnicas de autoconhecimento, falam de quebras de paradigmas e traçam pequenas metas entre uma sessão e outra. É fundamental então sua disposição a mudança e a disciplina para alcançar o objetivo. O final do trabalho de um Coach sempre é uma tomada de decisão por parte do cliente, mesmo que essa seja ficar no mesmo lugar que está, pois virá apoiada em uma análise profunda da situação.

Então vão aqui sete dicas para quem deseja fazer um coaching e escolher um bom profissional:

1 – Coaching não é terapia, apesar do efeito terapêutico. Se o seu problema estiver relacionado a estresse ou ansiedade, você não encontrará necessáriamente no coaching as suas respostas ou o seu equilíbrio.

2 – O mercado tem muitos profissionais, em geral jovens recém-saídos de faculdade. Por ser um processo de tomada de decisão, procure investigar a formação ou aceite a indicação de alguém.

3 – Por ser um processo personalizado, é fundamental empatia, ética, respeito, transparência e abertura entre Coach e Cliente. Caso contrário, os resultados não serão alcançados.

4 – Um Coach não tem respostas prontas ou receitas para o sucesso. O resultado do seu trabalho vem de resposta a perguntas chamadas poderosas e uma análise profunda, que chega a uma decisão.

5 – Não espere que um Coach dê as respostas a todos seus problemas. As perguntas são feitas para aplicar técnicas e que juntos analisem a situação e você tome a decisão.

6 – Procure um Coach se espera uma mudança na sua vida, lembre-se que o ponto de partida é o seu desejo de mudança. O profissional apenas colabora nesse processo.

7 – É ideal que haja um contrato entre as partes, determinando direitos e obrigações de ambos os lados. A informalidade prejudica e enfraquece o processo.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade