ESPORTES filme

Consciência Negra – Filmes Esportivos

Continuando o especial de filmes da semana da Consciência Negra. Agora selecionamos filmes com temática esportiva. Foram 12 filmes selecionados, sendo que 9 são baseados em fatos reais, que mostram a vida, a trajetória, o preconceito e as vitórias. Ainda temos 2 que são documentários. Um deles sobre a seleção francesa, que retrate 20 anos de problemas e preconceito, contra negros e árabes. Apenas um filme é fictício.

No Limite, a História de Ernie Davis:
Nascido em meio a pobreza, Ernie Davis consegue passar vários obstáculos até entrar no programa de futebol da universidade de Syracuse. Guiado pelo treinador Ben Schwartzwalder, ele vira um dos melhores jogadores de sua escola, inclusive conseguindo ter mais êxito que Jim Brown. In 1961, Davis é o primeiro jogador afro-descendente a ganhar o troféu Heisman, mas ele tem que enfrentar outros obstáculos.

Duelo de Titãs:
Em 1971, a diretora de uma escola de ensino médio em Alexandria, no estado da Virgínia, é forçada a integrar adolescentes afrodescendentes e brancos em um colégio só de brancos. Então ela contrata um técnico afrodescendente para comandar o time de futebol americano da instituição, porém o entusiasmo com o famoso e venerado esporte é colocado à prova pela tensão racial.

Race:
A história de Jesse Owens, atleta americano que superou o racismo e não só participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, em pleno regime nazista, como conquistou quatro medalhas de ouro.

Pelé: O Nascimento de uma Lenda:
Com apenas 17 anos, Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, conduz o Brasil na campanha do título da Copa do Mundo de 1958.

42 – A História de uma Lenda:
Jackie Robinson é um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey, o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna, o que faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.

Invictus:
Após o fim do apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação através da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

Les Bleus, une autre histoire de France:
Este documentário analisa os 20 anos de futebol da equipe francesa, cujas vitórias e derrotas refletem os altos e baixos da sociedade francesa.

Coach Carter – Treino para a Vida:
Em 1999, Ken Carter retorna para sua antiga escola em Richmond, Califórnia, para colocar o time de basquete em forma. Com muita disciplina e regras duras, ele consegue fazer a equipe vencer. Mas quando as notas dos jogadores começam a baixar, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. O treinador é criticado pelos jogadores e seus pais, mas está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto na quadra.

Um Sonho Possível:
Michael Oher, um adolescente afrodescendente sem teto, entrava e saía do sistema de ensino ano a ano. Uma noite de chuva, Leigh Anne Tuohy e seu marido levam-no para sua casa. A família eventualmente torna-se representante legal de Michael, transformando tanto a sua vida quanto a deles. O tamanho de Michael e seu instinto protetor fazem dele uma estrela no campo de futebol e, com a ajuda de sua nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol.

Um Homem Entre Gigantes:
O patologista forense, Dr. Bennet Omalu, tenta conscientizar a opinião pública sobre a encefalopatia traumática crônica, uma doença que causa trauma cerebral em jogadores de futebol americano, resultado de concussões repetidas na cabeça.

Rainha de Katwe:
Phiona é uma garotinha que mora com a família em uma favela de Uganda. Um dia, ela decide assistir a uma aula de xadrez e se interessa tanto pelo jogo que acaba virando uma grande enxadrista.

Creed: Nascido para Lutar:
Adonis Johnson, filho do campeão de boxe Apollo Creed, pede a Rocky Balboa, que está aposentado, para ser seu treinador. Rocky aceita, mas tem dúvidas se Adonis tem o coração de um verdadeiro lutador.

Sobre o Autor

Rafael Costa Soares

2 Comments

Deixe um comentário