ECONOMIA - Seu Dinheiro! POLÍTICA SOCIAL

Como funciona o mercado econômico liberal

estado x mercado
Written by Erick Celso

Atualmente o Brasil passa por um momento econômico delicado, onde mais do que nunca se faz necessário conhecer o funcionamento do mercado econômico, não só no Brasil, mas também nos países capitalistas.

Primeiro vamos entender o que significa o termo economia de mercado:

Economia de mercado é um sistema econômico que surgiu nos Estados Unidos durante a Guerra Fria para direcionar os sistemas econômicos baseado na ideologia do filósofo Adam Smith, conhecida como livre mercado, que hoje se tornou uma prática típica da economia capitalista.

Seu funcionamento ocorre da seguinte forma:

– Livre concorrência que dá liberdade a empresa para definição de preços, serviços e mercadorias.

– A produção e consumo em geral está ligado a oferta  (quantidade de um produto ou serviço disponível para compra) e a demanda (quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar).

Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços dos produtos sobem, já que os consumidores estão dispostos a pagar mais para obter determinado produto ou serviço. Em contrapartida, quando a oferta é maior do que a demanda, os preços caem.

– A maioria dos produtos de uma economia de mercado é produzida principalmente pela iniciativa privada. Geralmente os países que seguem essa forma de economia possuem poucas empresas estatais, e o Brasil a cada ano que passa vem se tornando um país com grandes empresas privadas e poucas empresas públicas.

– Comércio voltado para a exportação e importação menos burocrático e a inserção das empresas no mundo globalizado;

– Mercado totalmente mediado pela interação entre produtores e consumidores;

– Proteção, através de leis, da propriedade privada;

– O papel do Estado nesse caso é fiscalizar para que não haja práticas irregulares ou ações que possam provocar problemas ao funcionamento do mercado.

Espero com esse artigo ter sanado algumas dúvidas sobre o funcionamento do livre mercado econômico.

Sobre o Autor

Erick Celso

Professor de História do Colégio Cristão Flórida
Colunista no Jornal Emponderado
Historiador

Deixe um comentário