ACONTECENDO AGENDA CULTURAL

Cia Diversidança está nas ruas de São Paulo com Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos

Cia. Diversidança nas ruas com espetáculo
Written by Anderson Moraes

 

 

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017 a Cia. Diversidança composta por meninos do Capão Redondo – Zona Sul, de São Paulo, estarão nas ruas de São Paulo apresentando o espetáculo que tem quebrado o cotidiano dos transeuntes de várias partes da cidade com seu “Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos”.

As apresentações acontecem no Largo São José do Belém e no Complexo Funarte, região central de São Paulo. A ideia é continuar espalhando pelo cidade as sementes periféricas da dança contemporânea, neste final de semana. 

O objetivo é ocupar espaços com apresentações de dança. A ideia é tornar esta arte mais acessível à população e, ao mesmo tempo, proporcionar reflexões.  Em meio ao caos urbano, à pressa das pessoas, ao estresse do trabalho, do trânsito, a dança da Cia surge como ponto de fuga para o olhar do transeunte/espectador constantemente embebido pela rotina da cidade.

O trabalho quer provocar uma reflexão também para os próprios bailarinos, que se questionam sobre seu ofício a partir da pergunta “Por que você dança?” “Quais as conquistas, lutas e perdas da dança?” “O que temos contribuído pra dança na cidade?” “A dança pode mudar o seu mundo?”, “Qual é o papel do artista da dança na sociedade?”. O projeto problematiza o desenvolvimento dessa arte, suas conquistas e perdas, os direitos trabalhistas para a categoria, a aquisição de recursos, as fronteiras entre territórios e as diferentes linguagens.

Outra característica do projeto é seu intuito de manifestar a importância que a dança exerce no cotidiano dos artistas e espectadores. O enredo  foi construído a partir de diversos depoimentos entrelaçados com uma trilha sonora e coreografia. “O público pode esperar, além de uma experiência estética, uma vivência simbólica, na qual transeuntes e apreciadores também podem ser artistas”, define Rodrigo Cândido. O espetáculo nasceu a partir de uma apresentação do grupo na Mostra de Artes Cênicas – Estéticas das Periferias. Nesta oportunidade a companhia resolveu colocar em prática o desejo de criar algo para espaços urbanos e aprofundar diálogos em cena que refletissem questões pertinentes aos profissionais da dança e também para o próprio público. Os bailarinos passaram quase dois anos em pesquisa, entendendo o universo do espaço público, como poderiam tornar o trabalho mais potente.

 

 Manifesto_Fotografia Gabriel Gomes e Assistente de Fotografia Mariana Rodrigues (35)

 

Vejam os vídeos do espetáculo!

https://www.youtube.com/watch?v=vURP1EVIDyA 

https://www.youtube.com/watch?v=dA8Xljp99b8

https://www.youtube.com/watch?v=3C-pOl4nAoI

Ficha Técnica

Direção Geral e Artística: Rodrigo Cândido Interpretes-Pesquisadores: Alessandro Saldanha, Cintia Rocha, Felipe Santana, Iliandra Peluso, Márcio Vitorino, Rodrigo Cândido, Rosângela Alves e Vinicius Borges Assistência Artística/Ensaiadora: Daniele Santos Preparação Corporal: Daniele Santos e Rodrigo Cândido Produção Executiva: Junior Cecon Assistente de Produção: Valéria Ribeiro Preparação Corporal/Convidados: Begson Queiróz, Érika Moura e Luciana Bortoletto Trilha Sonora: Vitor Gonçalves

Operador de Som: Rivaldo Ferreira Figurino e Customização: A Cia Fotografia: Gabriel Gomes Assistente de Fotografia: Mariana Rodrigues

Captação e Edição de Vídeo: Leandro Caproni Assessoria de Imprensa: 7 Fronteiras Comunicação Arte de Divulgação: Rodrigo Cândido e Willian Santana

 

Depoimentos: Ana Bottosso, Andrea Soares, Andrey Alves, Cléia Varges, Cleber Vieira, Daniele Santos, Danilo Nonato, Felippe Peneluc, Lucimeire Monteiro, Ivan Bernardelli, Pedro Costa, Priscila Maria Magalhães, Nany Oliveira, Natália Siufi, Roni Diniz, Sandro Borelli, Silvana de Jesus Santos, Valeria Ribeiro, Vaneri Oliveira e Vinicius Francês

 

Maiores Informações:

Entrada Gratuita

Datas:

10 de Novembro de 2017 às 16h no Largo São José do Belém, s/nº  Belenzinho, São Paulo/SP

11 de Novembro às 17h e 12 de Novembro às 16h: Complexo Cultural Funarte SP

Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo/SP

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos aproximadamente

Realização: Cia Diversidança, Cooperativa Paulista de Dança, Programa Municipal de Fomento à Dança e Secretaria Municipal de Cultura.

 

Nota: texto  de responsabilidade de Lau Francisco.

 

Sobre o Autor

Anderson Moraes

Deixe um comentário