ENTRETENIMENTO

Cenas de um casamento

cenas-da-vida-conjugal-1

]Na madrugada de sexta-feira (21/04/17) para sábado a tevê fechada vai exibir um clássico do cinema. O filme será apresentado à 0 horas no canal Arte 1. Para os que não sabem, o canal possui boa programação para os amantes das artes, particularmente da música, das artes plásticas, da literatura e do cinema. Toda madrugada de sexta feira é exibido algum filme premiado.

 Cenas de um Casamento data de 1973 e é uma bela obra de Ingmar Bergman. Chama a atenção o elenco, composto por Erland Josephson ( que atuou em muitos dos filmes do mestre) e premiada Liv Ullmann, que entre outros filmes, atuou no magnífico “ Gritos e Sussurros”.

 

Em tempos de heróis Marvel, vale o resgate do cinema puro. Bergman, como Antonioni, Fellini e Kurosawa, compunha o seleto grupo de diretores que produziam o cinema de autor. A maior parte elaborava o enredo de suas produções ou de sua elaboração participava ativamente. Outros mestres, como Almodovar, são expoentes dessa arte cada dia mais ameaçada. Não dirigiam enredos elaborados das grandes produtoras ou oferecidos pelo grande capital, produções do gênero fast food cinematográfico, ricos de efeitos especiais mas pobres exemplos da sétima arte.

Bergman é um diretor que em toda a sua obra guarda filmes com o seu traço peculiar. Os filmes são de todo despidos de efeitos especiais e se ambientam em cenários  sóbrios. Não há espaço para o calor melodramático no cinema do autor sueco. Suas obras abordam temas universais como a morte (O Sétimo Selo ) ou a velhice ( Morangos Silvestres).

Cenas de um Casamento trata de um casal que é apresentado ao espectador como sinônimo de virtude conjugal. Logo mais tarde se desvelam traições e uma profunda crise pela qual passa a relação dos protagonistas. O filme, sem ser pesado, aborda as dificuldades da relação a dois. Neste, como nas outras obras, abunda a ironia e a crítica ao cinismo burguês. O desenrolar da estória é inesperado e cativa quem o acompanha.

Cenas de um Casamento é um ótimo programa de sexta a noite para os cinéfilos!

Sobre o Autor

Rodrigo de Novaes

Deixe um comentário