Pesquisar
Close this search box.

» Post

ATRIZ NEGRA VAI ATÉ A DELEGACIA PRESTAR QUEIXA CONTRA RACISMO

O Jornal Empoderado foi com a atriz até a delegacia e traz mais informações sobre o ocorrido

O JE continua acompanhando o caso da atriz Talita Frese, que sofreu um ato de racismo (leia a matéria aqui) enquanto almoçava com sua filha no Fornellos Churrascaria & Pizzaria, nesse último quinta-feira, 12 de outubro.

Ela foi ao 40ºDP, localizada na Zona Norte de São Paulo para registrar a sua ocorrência, e o Jornal Empoderado, representado por Anderson Moraes, acompanhou tudo.

A Talita foi atendida pela escrivã policial do posto de atendimento que registrou seu B.O (Boletim de Ocorrência), contra duas clientes do Restaurante Fornellos, que ainda precisam ser identificadas.

Relembrar o ocorrido deixou a atriz, que já encenou muitos papéis e considera “esse” o mais marcante de sua vida, fragilizada e emotiva. Mas ela foi muito bem atendida na delegacia e repassou em detalhes o ocorrido.

A elaboração da queixa crime constou os detalhes relatados pela vítima e depois foi assinado pelo Delegado Dr. Sergio, que qualificou o ocorrido como Injúria Racial.

180 dias para a entrada do processo

Para reforçar o compromisso do JE com um jornalismo sério, fomos até o Restaurante Fornellos e falamos com a Juliana Dias, que era a gerente responsável no dia do ato racista. Gentilmente ela nos atendeu e nos informou que o restaurante prestou ajuda a Talita, só não mencionou que ajuda foi esta.

A gerente confirmou que a vítima não revidou às agressões das clientes (a senhora idosa e sua filha), as quais chamaram para a gerente a Talita de “sem noção” ao se incomodar em vê-la mexendo em seus próprios cabelos.

Juliana não soube informar se as agressoras são clientes habituais, pois não as conhecia e não tem como puxar dados para o reconhecimento delas. Ela ainda afirmou que o restaurante não tem câmera e que o estabelecimento está disposto a colaborar, recebendo a Talita sempre que ela precisar.

Por fim, o gerente Euclides (que não citou seu sobrenome) disse que este problema é entre “elas” e que o restaurante não tem nada a ver.

Agora, depois do B.O, a atriz tem 6 meses (180 dias) para dar entrada no caso judicialmente, por meio do auxílio de um advogado, para averiguação mais aprofundada de tudo o que aconteceu e tomar as medidas cabíveis. E ela, segundo falou para o JE, pretende fazer isso o mais rapidamente possível.

A incerteza de um assunto que deveria ser tratado com respeito

O triste da história é perceber que por falta de câmeras no local ou de alguém que pegasse pelo menos a placa do veículo das clientes esse ato racista talvez e, infelizmente, pode não chegar às agressoras. E isso as deixa impunes para cometerem novos atos.

Um casal que estava jantando no local e que preferiu não se identificar informou ao JE que apesar da vítima ter ficado bem nervosa, em nenhum momento ela agrediu verbalmente ou fisicamente a senhora e sua filha nos momentos das ofensas. E uma dessas testemunhas confirma que o motivo que fez a senhora (ainda não identificada) mostrar toda a sua raiva foi o cabelo da atriz. Ou seja, uma mulher negra não pode ter cachos e entrar em um restaurante na visão “suja” dessa senhora.

Quaisquer novos desdobramentos nós, do Jornal Empoderado, estaremos acompanhando e informando a vocês, leitores e leitoras que assim como nós, estão chocados com mais essa situação de desrespeito e racismo.

A partir de agora, Talita Frese vai tomar as medidas legais e nós estamos torcendo por um desfecho de sucesso!

 (B.O)

received_1316091415167791

received_1316091485167784

(Redação: Anderson Moraes/ Revisão: Priscilla Silvestre)

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

7 respostas

  1. Ate quando viveremos com pessoas banais….pobres de carater e espirito imundo….o racismo e algo que deveria ser punido xom leis mais severas…e o restaurante deveria ter impedido a saida das mulheres que tiveram esta atitude racista e chamado uma viatura ao local dai iriam ao dp prestar esclatecimento isto sim seria ter apoiado a atriz …

  2. Li a primeira matéria e aplaudo o trapalho do JE por continuar cobrindo essa agressão. Quando Talita foi ofendida pelo seu cabelo, todas as mulheres negras também foram ofendidas! Eu me sinto ofendida!!! Força Talita

  3. Mão pode amaciar! Sem massagem com esse pessoal! Vamos dar a este tipo de gente a lei e uma coisa mais eficaz: a internet.
    Ao se confrontar com uma situação deste tipo, onde não existe agressão física, sugiro que se faça uso do celular. Uma foto ou um video já é suficiente para mostrar para o mudo o quão Século XIX uns e outros querem estar. À Srª Freeze, meu amplo e irrestrito apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade