Pesquisar
Close this search box.

» Post

As ruas e o sobrenatural: Sombras Urbanas

Quando iniciei no rpg, os jogos que me interessaram foram aqueles que construíram o cenário do mundo das trevas: jogar com vampiros, lobisomens, fadas, magos, fantasmas e outras criaturas sobrenaturais era muito interessante. Aliás, era legal a possibilidade de notar seu próprio espelho, o que te fazia mal, mas o que me encantava eram as tramas.

003web

Quando retornei, me interessei por novos títulos, muito conteúdo vindo das novas editoras, muito material traduzido, bancado em financiamentos coletivos e muita coisa produzida aqui! Mas uma coisa instigava: onde está o mundo das trevas? A White Wolf, empresa que preparou uma versão de teste para o famoso Vampiro: a Máscara, mas eu penso que um lugar legal para aprofundar ainda mais no velho e bom Storyteller pode ser encontrado no site (que eu já citei…) Livro dos Espelhos, pois o texto de hoje vou falar um pouco mais de outro jogo que está chegando ao Brasil pela Aster Editora: Sombras Urbanas.

010web

Mas, do que se trata Sombras Urbanas? Não pretendo esgotar minhas impressões sobre um jogo que eu ainda quero mergulhar ainda, contudo, me parece importante algumas palavras sobre esse jogo.

Imaginem vocês um mundo sombrio, tomado pelas trevas. Um mundo tomado por criaturas sobrenaturais como vampiros, lobisomens, fantasmas, magos, demônios, humanos sensitivos, mas atormentados pela contradição desse mundo. Boas dicas para seguirmos nessa conversa são séries como Supernatural, Buffy ou ainda quadrinhos como HellBlazer e Hellboy.

Algo que me chamou muita atenção em Sombras Urbanas é a sua mecânica de jogo, ou seja, o conjunto de regras, na construção dos personagens, na construção de personagens amplamente coletiva. Por exemplo, na construção do seu personagem você pode optar por um dos 10 arquétipos, criaturas sobrenaturais presentes nas histórias das sombras urbanas, sendo que cada uma delas possui suas características, movimentos, motivações… E na construção dos personagens existe um entrelaçamento importantes, com dividas, laços. Essas características contribuem inclusive para a construção da história.

001web

Como lembrei acima, Sombras Urbanas está chegando ao Brasil pela Aster no formato de financiamento coletivo. Os Financiamentos são, na minha humilde opinião, um sucesso no rpg nacional. Tivemos grandes jogos publicados no Brasil (e eu participei de vários F.C), com metas bacanas, material exclusivo para colecionadores e um produto super em conta! No caso de Sombras Urbanas, fico com a impressão de ser um dos financiamentos mais atrativos. Por exemplo, por 170 reais podemos receber o livro impresso, marcadores de página, escudo do mestre de cerimônia, material suplementar impresso!

002web

Esse texto é ainda insuficiente para conhecer esse jogo, por isso deixo aqui a página do financiamento coletivo de Sombras Urbanas, uma resenha poderosa sobre o jogo produzida pelo pessoal do RPG Notícias e ainda a stream desse RPG (falarei um pouco mais desse formato de jogo de RPG futuramente) também produzida pelo site RPG Notícias.

008web

 

Todas as ilustrações presentes nesse texto pertencem ao jogo e representam alguns dos arquétipos presentes no jogo (Aliás, as ilustrações são inspiradas em várias pessoas legais do RPG nacional!). Todas elas, incluindo a imagem de destaque desse texto foram feitas pelo porreta Bruno Prosaiko!

#marquecorrupção!

Sigamos contando histórias e rolando dados.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade