Pesquisar
Close this search box.

» Post

Angélica Freitas e Viviane Laprovita discutem poesias feitas por mulheres no Rio de Janeiro

Por Jéssica Balbino

“Poetas encontram-se semanalmente em unidades do Sesc RJ com entrada gratuita e mediação de Yasmin Nigri”

Durante todo o mês de outubro as poetas Viviane Laprovita e Angélica Freitas encontram-se semanalmente em unidades do Sesc no Rio de Janeiro (RJ) para discutir a literatura feita por mulheres. A entrada é gratuita e tem mediação de Yasmin Nigri.

As sessões com as poetas são chamadas de “Expressões”, para que haja um bate-papo sobre suas atuações literárias.Angélica Freitas é poeta e tradutora brasileira, reconhecida nacionalmente por temáticas como feminismo e cotidiano em suas poesias impactantes e profundas. Viviane Laprovita é fotografa, cineasta, artista visual, grafiteira, poeta e slammer, com trabalhos inspirados em cultura, resistência, protagonismo negro e liberdade do feminino.

 A pergunta que norteia o evento é: “Por quais caminhos a poesia, a resistência e o cotidiano se encontram?”. “A força das nossas vozes-mulheres ecoa, participar desse encontro é a ressonância disso. O que percebo é como mais do que uma atualização literária que mostra o que as mulheres têm produzido, o encontro é um espaço de troca e compartilhamento que reconhece a subjetividade de cada uma de nós e amplifica nossa resistência. Representatividade é urgente e poder colaborar com isso é um presente”, destacou Viviane Laprovita.

 

Sobre as poetas

ANGÉLICA FREITAS – Angélica Freitas nasceu em Pelotas (RS) em 1973. Publicou dois livros de poemas: Rilke Shake (coleção Ás de colete, 7 Letras e Cosac Naify, 2007) e Um útero é do tamanho de um punho (Cosac Naify, 2012, reeditado pela Companhia das Letras em 2017). O primeiro, publicado nos Estados Unidos pela editora Phoneme Media em 2016, com tradução de Hilary Kaplan, recebeu os prêmios Best Translated Book Award e National Translation Awards na categoria poesia. “Um útero é do tamanho de um punho” foi escolhido o melhor livro de poesia de 2012 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Angélica participou de várias antologias no Brasil e no exterior, e teve poemas publicados em revistas como Poetry, Granta, Diário de Poesía e Modern Poetry in Translation. Seus livros também foram editados em Portugal, Espanha e Alemanha.

viviane laprovita viviane laprovita 2

VIVIANE LAPROVITA – Arte e resistência, amor e luta. Viviane Laprovita tem 26 anos, é de São João de Meriti e atua como fotógrafa, cineasta, artista visual, grafiteira, poeta e Slammer. Seu trabalho é inspirado na cultura e resistência Afro-brasileira, no protagonismo negro, na cultura urbana e periférica e na liberdade do feminino. Como artista visual já teve seus trabalhos expostos na Galeria Rio Scenarium (RJ), na Exposição Vinyl Vandals (Nova York) e na galeria cavalo (Botafogo). Formada em Estudos de mídia e cursando mestrado em Cultura e territorialidades na UFF e graduação em Artes visuais na Escola de belas artes – UFRJ. Já foi publicada em dois livros: antologia de poetas da periferia Flup 2016 e 2017. Atualmente lançou sua Zine de poesia independente: Versos entre amor e luta e foi Campeã da 5ª edição do Slam das minas RJ e SP na Flip – Paraty.

YASMIN NIGRI (1990) é carioca, poeta e escritora convidada da Revista Caliban. Bacharel em filosofia pela UFF onde atualmente cursa o mestrado. Fundou e integra o coletivo feminista de artes e poesia Disk Musa.

Serviço 
Confira as datas, locais e horários dos encontros

SESC Tijuca – 04 de outubro (quarta-feira), às 15h.
SESC Niterói – 11 de outubro (quarta-feira), às 16h
SESC São Gonçalo- 18 de outubro (quarta-feira), às 19h.
SESC Madureira – 25 de outubro (quarta-feira), às 15h.

Classificação: Livre

Duração: 1h30

 

Nota: texto de responsabilidade da jornalista colaboradora Jéssica Balbino.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade