Pesquisar
Close this search box.

» Post

homebt

O tempo quente propicia estes malefícios à pele e couro cabeludo

Por Priscilla Silvestre

Créditos das Imagens: Home BT/Only my Health

Há quem pense que as famosas “ites” do inverno, ou seja, as alergias que enfrentamos durante as épocas frias do ano, vão embora quando o sol começa a esquentar cada vez mais. Porém, este é um grande engano: juntamente ao verão vem mais e mais problemas que possam afetar a pele e até mesmo o couro cabeludo.

Como suamos mais, acumulamos substâncias que irritam e até são tóxicas ao corpo, resultando em coceiras, vermelhidões e outras situações desagradáveis. Por isso, é essencial tomar alguns cuidados no verão:

– Beber bastante líquido;

– Manter a pele hidratada;

– Usar protetor solar;

– Utilizar repelentes;

– Manter uma alimentação saudável;

– Vestir roupas leves, permitindo que o corpo “respire”;

– Não tomar banhos muito quentes e nem utilizar esponjas;

– Evitar a exposição ao sol nos períodos mais nocivos (entre às 10h até 16h).

Quais são as alegrias mais comuns no verão?

Em primeiro lugar, podemos destacar as picadas de inseto. Infelizmente, não temos o que fazer com eles, apenas evitá-los, utilizando repelentes no corpo, nos ambientes e ainda apelarmos para as “dicas da vovó”, como espalhar citronela pela casa.

Porém, há cuidados que devem ser seguidos, como utilizar produtos específicos para cada idade (jamais o repelente da mãe servirá para o bebê e vice-versa), evitar coçar os lugares picados (para não surgirem feridas e, consequentemente, até infecções) e consultar um médico, caso a situação se agrave ou você queira pomadas para amenizar o incômodo.

Uma sugestão: quando sentir que foi “atacado” pelos insetos ou tiver muita coceira, tome um banho, pois a água ajuda a remover os resíduos que estimulam os atritos na pele.

Outra dermatite comum nas épocas de calor é a de contato. Com o suor, automaticamente o sulfato de níquel torna-se um vilão para a nossa pele. E ele está presente em bijuterias, maquiagens, roupas, esmaltes e diversos produtos de beleza. Portanto, evite utilizar itens que contenham esse produto químico: sua pele agradecerá bastante!

As fotodermatites também são grandes problemas quando a temperatura está nas alturas. E ela não é somente a queimadura causada pelo sol, mas sim a reação do corpo diante de alguns medicamentos (como anti-inflamatórios e remédios para a dor). Claro que nem precisamos citar o quanto é importante evitar a exposição excessiva ao sol, mas se você estiver tomando algum deles e as vermelhidões aparecerem, consulte um médico e não deixe de mencionar isso.

Também não podemos nos esquecer da fitofotodermatite, um nome tão grande, mas que indica uma alergia causada, muitas vezes, por um “pinguinho”. Trata-se das queimaduras por frutas cítricas, principalmente o limão. Sabe aquela caipirinha deliciosa que você toma na praia ou prepara durante o churrasco com os amigos? Ela não está proibida, entretanto, utilizar protetores solares, não ficar exposto ao sol ao mexer com frutas cítricas e lavar as partes que tiveram contato com elas utilizando água e sabão são primordiais para não ter a pele queimada.

Por fim, mais dicas: protetores capilares, chapéus, bonés, duchas de água doce após o banho de mar e muita hidratação nos cabelos são mais do que bem-vindos no verão.

Deste jeito, você não terá de enfrentar coceiras e seborreias no seu couro cabeludo!

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade