Pesquisar
Close this search box.

» Post

A importância da leitura na primeira infância

 

 IMG-20171103-WA0003

O fomento da leitura e a promoção do acesso ao livro e à cultura literária na primeira infância, de zero a seis anos, é primordial para potencializar o pleno desenvolvimento e raciocínio das crianças. 

“A infância é uma fase oportuna para estimular a leitura e a formação de leitores.  Muitas vezes o que ocorre é o fato de que as crianças não têm oportunidades no ambiente familiar ou escolar, de vivenciar uma aproximação com a literatura e até mesmo de não ter o acesso ao livro, principalmente em famílias de baixa renda.  Outro ponto é que não se cria vínculo com a leitura obrigando uma criança a ler. Formamos um leitor quando este vivencia o acesso à leitura na escola, na família, nas bibliotecas e na liberdade de folhear os livros, de ter o aconchego de compartilhar a leitura, de ter algum leitor os encantando com uma história”, afirmou Luzia De Seta, integrante da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), que atua para promoção da leitura no país e formação de leitores.

 

As bibliotecas da Rede nacional são espaços de luta e de acolhimento para que as crianças possam experimentar a leitura de forma atrativa, com afeto e com mediadores de literatura que as façam se deliciar com os livros. A RNBC está em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Salvador, Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão e Bahia. Além das ações em suas bibliotecas, a Rede Nacional vem ocupando os postos de saúde, as escolas, as ruas e as vielas com o objetivo de formar leitores e promover o acesso à leitura. “Formar um leitor na infância e democratizar o acesso à leitura e aos livros é potencializar o desenvolvimento humano e crítico delas, abrindo brechas de transformações em suas vidas” analisou Luzia.

 

Histórico da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

 

Criada em 2015, a Rede  Nacional de Bibliotecas Comunitárias tem atualmente mais de 110 bibliotecas espalhadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste com ações de incentivo à leitura, formação de leitores e de políticas públicas do livro e leitura. A Rede Nacional tem como objetivos democratizar o acesso às bibliotecas e à cultura literária, além de articular a manutenção, o reconhecimento e a sustentabilidade de bibliotecas comunitárias, influenciar e construir políticas públicas do livro e da leitura no Brasil. 

Site: rnbc.org.br

Assessoria de Imprensa
(21)9792-50456
(21)982173863
Mônica Macabú 
Assessoria de Imprensa
(21)9792-50456

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

Anderson Moraes

MC SOFFIA NOS USA

MC Soffia faz sua primeira mini-turnê “A Preta é Chique” nos EUA A rapper brasileira fará apenas três apresentações com

Leia Mais »
plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade