Pesquisar
Close this search box.

» Post

5 INOVAÇÕES DA DC COMICS QUE MUDARAM O MUNDO DAS HQ´s !!

Com 81 anos de  história para contar , a DC Comics ,que lançou recentemente  um novo REBIRTH, transformando diversos personagens  e retomando outros clássicos, sempre foi pioneira e inovadora dentro do universo das HQ´s veja a  seguir 5 inovações que a DC trouxe para a nona arte:

dc-comics

  • 1 Primeira Super Heroina nos quadrinhos

Se você pensou em Mulher Maravilha, errou feio, a primeira super heroína surgiu em 1940, na revista do Flash nº1 e foi a Moça-Gavião ( depois repaginada como Mulher-Gavião em All Star Comics 5, em 1941 ) parceira do Gavião Negro . A Mulher Maravilha surgiria um pouco depois ( 1941) e essa sim foi a primeira “protagonista” Mulher capaz de quebrar a hegenomia masculina dentro das HQ´s .

  • 2 Primeira a contratar mulheres para sua Redação

Falando em hegenomia masculina,  até 1950,as redações  eram exclusivamente masculinas, e a DC Comics quebrou esse paradigma, contratando para sua redação a primeira mulher quadrinista : Ramona Fradon, que entre outros trabalhos ajudou a criar o Aqualad , parceiro do Aquaman .

Ramona estreou desenhando  o Aquaman em 1952 , na HQ Adventures Comics 182 (http://www.comics.org/issue/10098/), e assim permaneceu por anos . Graças a Ramona e ao espírito de vanguarda da DC que hoje temos mulheres nesse ainda seletivo mercado de quadrinhos .

  • 3 Primeira Minisséria

Em 1979 foi lançado Word of Krypton, uma HQ  que contava a historia do planeta natal do Super Homem antes da explosão que o destruiu.

A inovação aqui partiu dos editores que não quiseram publicar a historia dentro da linha normal de revistas e a publicaram como uma minisséria em três partes, inaugurando assim  um método de publicação, deu tão certo que é  utilizado por todas as editoras nos dias até os dias de  hoje .

  • 4 A Primeira a reunir uma Equipe de Super Heróis

A Sociedade da Justiça foi lançada em ALL STAR COMICS ,n3 ( 1940) a DC Comics percebeu que poderia juntar  vários heróis em uma única historia, criando assim a primeira super equipe que se tem noticia , formada por Átomo, Flash, Gavião Negro,Lanterna Verde, Espectro ,Sandman e Homem Hora. Esses heróis  se reunião ao redor de uma mesa para discutir estratégia de como acabar com as ameaças . Se você se lembrou da Liga da Justiça , ela tem esse mesmo molde pois foi inspirada nessa galera ,e para alguns é até uma evolução natural dessa primeira Sociedade da Justiça, composta por heróis hoje mais populares como o Batman, Super Man , Mulher Maravilha e mantendo o flash e o Gavião Negro em algumas histórias .

  • 5 Pagamento de Royalties

Aqui chegamos a inovação que eu mais gosto, a Dc foi a primeira grande editora a pagar royalties a seus desenhistas. Em 1980, eles passaram a ganhar um percentual sobre as vendas e republicações também. Estava quebrado o paradigma da produção por pagina produzida. Valorizando seus profissionais a editora forçou uma tendência nas outras editoras que não queriam perder seus artistas mais conhecidos .

Essas mudanças na política moldaram o futuro do meio como um todo, e no curto prazo permitira que a DC  atraísse criadores da rival  Marvel , e incentivou  a estabilidade em títulos individuais. Em novembro de 1980 DC lançou a série em curso Os Novos Titãs, do escritor Marv Wolfman e do artista George Pérez, dois talentos populares com histórias de sucesso, e que tiveram vendas significativas  em parte devido à estabilidade da equipe criativa, que ambos continuaram com o título por seis anos completos.

NOTA

Não deixe de curtir nossas mídias sociais. Fortaleça a mídia negra e periférica

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

» Parceiros

» Posts Recentes

Categorias

Você também pode gostar

plugins premium WordPress

Cadastro realizado com sucesso!

Obrigado pelo seu contato.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossos sites, em serviços de terceiros e parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza o Jornal Empoderado a coletar tais informações e utiliza-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade