ARTE E CULTURA ENTRETENIMENTO

5 heróis para celebrar a Semana da Consciência Negra

Miles Morales, who is half African American, half Puerto Rican, is the new Spider-Man.
Written by Tom Jones

No Brasil, a data de 20 de novembro é quando se celebra o Dia da Consciência Negra, feriado no qual é lembrada a luta da comunidade afro-brasileira por direitos iguais e contra o racismo – problema ainda frequente na sociedade atual. Uma homenagem a Zumbi dos Palmares – morto nesta mesma data, quando batalhava contra a escravidão –, este dia é um lembrete sobre o quanto ainda falta para que o preconceito seja derrotado.

Inspire-se com essa lista com 5 super-heróis negros da Marvel e DC Comics:

Pantera Negra

Primeiro super-herói negro a protagonizar sua própria história em quadrinhos. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o personagem, cujo alter ego é o rei T’Challa, lidera a avançada nação africana de Wakanda, é membro dos Vingadores e um dos integrantes do grupo de elite chamado Illuminati (composto pelas mentes mais brilhantes do universo Marvel). Sua primeira aparição ocorreu em 1966, na revista Fantastic Four #52.

Tempestade

Uma icônica integrante dos X-Men, Ororo Munroe, a Tempestade, surge como uma das mais proeminentes heroínas dos quadrinhos Marvel. Originária do Quênia, a mutante com poder de controlar o clima também é encontrada entre os times dos Vingadores, Vingadores Secretos e Quarteto Fantástico. Dentre os X-Men, a personagem criada por Len Wein e Dave Cockrum, em 1975, é substituta imediata do Professor Xavier na liderança do grupo.

Luke Cage

Um herói moderno e símbolo do movimento negro, Luke Cage estreou nos gibis em 1972, na revista Hero for Hire #1. Idealizado por Archie Goodwin, John Romita Sr., George Tuska, Cage atua no Harlem, sempre atento a problemas como tráfico de drogas, prostituição, crime organizado e violência urbana. Embora esteja entre os Vingadores, sua principal equipe é conhecida como Heróis de Aluguel.

Ciborgue

Membro da Liga da Justiça e dos Novos Titãs, Ciborgue é um super-herói com intelecto elevado e a capacidade de se comunicar com as máquinas. Seu alter ego, Victor Stone, tem histórico com esportes e foi transformado em tecnopata graças ao contato com uma Caixa Materna. Concebido por Marv Wolfman e George Pérez, o personagem debutou em DC Comics Presents #26, de 1980.

Miles Morales (novo Homem-Aranha)

Fruto a iniciativa da Marvel em promover a diversidade, Miles Morales estreou em 2011 na HQ Ultimate Comics Fallout #4. Criado por Brian Michael Bendis e Sara Pichelli, o Homem-Aranha do universo Ultimate tem um background mais “pés no chão”, fazendo patrulha no Brooklyn e, posteriormente, trabalhando com a S.H.I.E.L.D. e os Vingadores.

Sobre o Autor

Tom Jones

Tom Jones Moreira ,
É colecionador de quadrinhos a mais de 20 anos , apresentador do canal no youtube: Deposito Das idéias HQ´s, louco por livros,filmes, séries e claro quadrinhos !!

Deixe um comentário