Brasil

18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

disque100
Written by Lynia Honorato

 

crying-kid-2

18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE  AO ABUSO SEXUAL E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

A cada minuto uma criança sofre nas mãos de um adulto que deveria proteger, orientar, oferecer estrutura psicológica…

Através de um balanço realizado em abril desse ano foi constatado que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 133.061 mil denúncias de violação de direitos humanos no ano de 2016. O módulo Crianças e Adolescentes lidera a quantidade de ligações que o Disque Direitos Humanos – Disque 100 registra, somando 76 mil atendimentos, 58% do total.

tabela1

Entre as violações registradas contra crianças e adolescentes estão negligência, que mostra a ausência ou ineficiência no cuidado (com 37,6%), seguida de violência psicológica (23,4%), violência física (22,2%) e violência sexual (10,9%). Em 2015, 4542 das denúncias em outras violações são referentes à exploração do trabalho infantil e 514 denúncias de violência institucional. Em 2016, 4690 são referentes à exploração do trabalho infantil e 1230 de violência institucional. Destacamos o aumento de 139% nesta última categoria.

tabela4

 

QUEM NÃO DENUNCIA TAMBÉM VIOLENTA

album-disque-100

Disque 100  É um serviço de utilidade pública da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que recebe demandas relativas a violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem populações com vulnerabilidade acrescida, como: Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência, LGBT, Pessoas em Situação de Rua e Outros, como quilombolas, ciganos, índios, pessoas em privação de liberdade.

O serviço inclui ainda a disseminação de informações sobre direitos humanos e orientações acerca de ações, programas, campanhas e de serviços de atendimento, proteção, defesa e responsabilização em Direitos Humanos disponíveis no âmbito Federal, Estadual e Municipal.

O Disque Direitos Humanos – Disque 100 funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

Fonte: http://www.sdh.gov.br/noticias

Sobre o Autor

Lynia Honorato

capixaba, corinthiana e tenho um blog direcionado a saúde e bem estar. Sou estudante do curso de Processos Gerencias, e vos digo que a escolha do curso não foi a toa, pois amo lidar com as relações humanas. Nessa minha caminhada, vou dividindo minhas experiências de vida e tentando colaborar de forma positiva com o universo. Como sou otimista, gosto de ver sempre o lado bom das coisas, acreditando que em cada momento da vida podemos tirar grandes lições.

Deixe um comentário